PM emprega cerca de 1200 homens na primeira noite do Pré-Caju
A Polícia Militar do Estado de Sergipe, através do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), trabalha com cerca de 1200 homens e mulheres nesta quinta-feira, 17, primeira noite do Pré-Caju 2013. A Corporação divide o seu efetivo entre a Avenida Beira Mar e a área periférica do evento, sendo que, nesta última, a PM trabalha com aproximadamente 180 militares.
De acordo com o coronel Jackson Nascimento, comandante do CPMC, o corredor da folia conta com o trabalho de patrulhas das diversas Unidades e Subunidades da capital e do interior, 32 elevados de observação, caminhonetes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) nas pipocas, além de patrulhas do Comando de Operações Especiais (COE) e do BPChq nas proximidades do Palco da Ilha.
Novidade
Ainda segundo o oficial superior, este ano a Polícia Militar traz uma novidade para a Avenida, já que, assim que o último trio passar pelas áreas um e dois, situadas no início do percurso, 15 homens da Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp) se posicionam ao final da multidão, formando um paredão e revistando os foliões retardatários que virão das duas primeiras áreas, onde os portões de revista já estão desativados. O intuito é evitar que pessoas mal intencionadas aproveitem a desativação dos portões para entrar com armas na Avenida e se misturar com a multidão.
Periférico
A exemplo dos demais anos, a Polícia Militar também trabalha na área periférica com militares do CPRp, Grupamento Especial Tático de Motocicletas (GETAM), Esquadrão de Polícia Montada (EPMon), além de 20 viaturas distribuídas em pontos estratégicos. Segundo o CPMC, ao final da festa, policiais do COE estarão nos terminais de ônibus, para evitar possíveis ações delituosas.
Ainda no policiamento da área externa, a polícia emprega o Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb) nas águas do Rio Sergipe, objetivando conter a fuga de criminosos pelas águas, ou mesmo, o afogamento dos foliões que se excedam com a bebida alcoólica. Reforçando o efetivo da área externa, o Grupamento Tático Aéreo (GTA) sobrevoa a área da festa e o seu entorno.
PM prende foragido da Justiça armado com uma faca peixeira
A Polícia Militar prendeu às 23h30 desta quinta-feira (17), na entrada dos camarotes, um foragido da Justiça sergipana com uma faca peixeira acoplada na coxa direita por uma joelheira. José Fábio dos Santos Lima, 23, cumpriu pena por roubo e era procurado pela Justiça por roubo e por ameaçar pessoas simulando o uso de uma arma de fogo.
De acordo com o sargento Ismael e o soldado Josué, responsáveis pela prisão do foragido, a prisão de José Fábio aconteceu após foliões pedirem apoio para prender um suspeito que estaria armado. “O abordamos e de imediato constatamos que ele usava uma faca de mais de 30 centímetros de comprimento. Nós o prendemos e constatamos aqui no Posto da Sementeira que ele é foragido da Justiça”, disse.
O delegado plantonista Marcos Garcia informou que o foragido responderá uma contravenção penal pelo uso de arma branca. “A lei não prevê flagrante para pessoas que portem arma branca, mas como ele já tem um mandado de prisão em aberto será transferido para o sistema prisional”, explicou.
O secretário da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, adiantou que a polícia terá tolerância mínima para casos como esses. “A ordem é que a abordagem aconteça com critério e faremos o possível para manter presos pessoas flagradas em situação como essa”, adiantou.
Polícia Militar recupera passaporte perdido durante a primeira noite Pré-Caju
A Polícia Militar do Estado de Sergipe encontrou na primeira noite do Pré-Caju 2013 o passaporte de Gabriela de Menezes Barbosa. Até o último dia de festa, o documento pode ser recuperado no período da noite no box da Assessoria de Comunicação da PMSE, localizado no Posto de Comando, no Parque da Sementeira.
Após o término da prévia, todo o material recuperado pela PM será levado ao Quartel do Comando Geral (QCG), na Rua Itabaiana, 336, Centro, Aracaju, de onde poderá ser retirado a partir da terça-feira, 22, das 7h30 às 18h. Ao longo da festa, as atualizações serão feitas à medida que novos documentos cheguem.
Ascom / Polícia Militar de Sergipe