Cerca de 600 crianças lotaram o auditório do Teatro Atheneu e protagonizaram um espetáculo de alegria e lições positivas, na tarde desta terça-feira, 10, durante a solenidade de formatura de vinte turmas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de Sergipe. Os jovens são alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, de noves escolas da rede pública de ensino de Aracaju: Manoel Franco Freire, Arthur Fortes, Ministro Geraldo Barreto Sobral, Lourival Fontes, São José, Jornalista Paulo Costa, Sérgio Francisco, João Paulo II e Teixeira Lott.
Todos concluíram o curso com aproveitamento e receberam o certificado de conclusão do Proerd, em um momento festivo abrilhantado pela Banda de Música da PMSE e por apresentações de música e teatro desenvolvidas pelos próprios alunos. Na ocasião, os meninos e meninas com faixa etária dos 10 aos 12 anos reiteraram o que aprenderam em sala de aula: as lições de prevenção às drogas e à violência, elevação da auto-estima e formação de senso crítico, valores repassados por policiais militares voluntários do Programa, durante as dez semanas de instruções.
Durante o evento, estudantes, professores, instrutores e convidados entoaram o Hino Nacional e prestigiaram as apresentações artísticas dos alunos, bem como as homenagens prestadas aos instrutores e aos 20 discentes, cada um representando uma turma do Proerd, que tiveram as melhores redações sobre o tema da prevenção às drogas. Nadjara Tiffany Santos Teixeira, estudante da Escola General Henrique Teixeira Lott, chamou a atenção sobre a importância de selecionar bem as amizades para manter-se livre das drogas.
Na leitura de seu texto, a garota enfatizou a liberdade de escolha das amizades, fazendo-se necessário “abrir os olhos para não se envolver com pessoas negativas, usuárias de maconha, crack e cocaína”, bem como tomar cuidado com as drogas consideradas ilícitas, “como o cigarro, a bebida” e os comerciais que estimulam seu uso. A estudante concluiu a redação com uma mensagem que levará para sempre na bagagem: “Dizer NÃO a qualquer tipo de droga e dizer SIM para a vida”.
O jovem Rafael, do 5º ano da Escola Jornalista Paulo Costa, também mostrou aos colegas que esteve atento às instruções e fez o dever de casa. “No Proerd, aprendi que se alguém oferecer drogas, diga NÃO. Invente uma desculpa e saia dali. Droga é ruim para a família, para a profissão e não leva a uma vida boa. Só gera prejuízos”. O garoto também destacou a importância de prezar por boas companhias a fim de preservar a vida longe das drogas e da violência.
A tenente PM Adriana Littig, coordenadora estadual do Proerd em Sergipe, comemorou a formatura de mais 600 alunos, evidenciando números positivos sobre o alcance do Programa. “Desde que o Proerd foi implementado em Sergipe, no ano de 2001, mais de 60 mil jovens foram instruídos, sendo 2 mil somente este ano. Ficamos felizes por estreitarmos essa parceria entre a Polícia Militar e a sociedade, através da comunidade estudantil, e contribuirmos para a formação de jovens cidadãos, que hoje, após o acesso das informações levadas pelos instrutores do Proerd, certamente têm maior discernimento na escolha de qual caminho seguir e que amizades cultivar”, salientou.
Representando o comandante-geral da PMSE, o tenente-coronel Paulo Paiva, relações públicas da Corporação, saudou a todos os presentes, parabenizando os alunos, os professores e, em especial, os policiais voluntários do Proerd. “Falando em nome do coronel Maurício da Cunha Iunes, saibam do nosso orgulho, da nossa satisfação, em poder, de alguma forma, contribuir para que cada um de vocês cresça como homens e mulheres de bem, sem jamais se aproximarem das drogas. A Banda da Polícia Militar, também, com a sua bela apresentação, mostra a música, a cultura, outros caminhos que nós podemos seguir para conseguirmos vencer na vida. Se nós conseguirmos, através dos ensinamentos do Proerd, que cada um de vocês se afaste das drogas, daqui a alguns anos não precisaremos prender mais ninguém por tráfico”, falou às crianças.
A professora Nelma Santos, diretora da Escola Arthur Fortes, agradeceu à Polícia Militar e aos policiais do Proerd pela atuação preventiva. “Além de policiais militares, eu, nos meus 30 anos de magistério, posso afirmar, com precisão, que vocês são verdadeiros educadores, co-participantes da educação e solidários na formação do ser humano, do cidadão, dessas crianças. Por isso, deixo registrada a minha gratidão”, declarou a diretora.
A coordenadora estadual do Proerd parabenizou o empenho de sua equipe, evidenciando os nomes dos policiais que foram instrutores dessas últimas turmas: sargento Custódio, sargento Leosvaldo, sargento Ismael, cabo Alex e cabo Vasconcelos. Às crianças, a oficial orientou que os ensinamentos sejam multiplicados no convívio social. “Levem tudo o que vocês aprenderam com esses policiais do Proerd para a vida de vocês. Ensinem aos seus irmãos, mais novos ou mais velhos, aos vizinhos, ao papai e à mamãe. Nós sabemos que as drogas não escolhem a pessoa, mas nós podemos não escolher a droga”, concluiu a tenente Littig.
Presenças
A solenidade de formatura do Proerd foi marcada pelas presenças do tenente-coronel Paulo Paiva, relações públicas da PMSE, representando o comandante-geral da PM; do coronel José Enilson Aragão, comandante da Guarda Municipal de Aracaju, representando a secretária Municipal da Defesa Social; de professores, alunos e instrutores do Proerd.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Da Assessoria de Imprensa/PM/SE