A Polícia Militar do Estado de Sergipe, através do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), emprega mais de mil homens e mulheres na segurança da Micarana 2012, carnaval fora de época que acontece entre 28 de abril e 1º de maio, na cidade de Itabaiana, distante 56 quilômetros da capital.
O Plano de Operações da Micarana prevê que o circuito da festa será dividido em três áreas, sendo que o primeiro posto estará na Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabaiana (CDL); o segundo, na sede do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar; e o último, no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itabaiana (SEPUMI).
Vale frisar que cada posto de comando terá uma cabine de desarmamento. Ainda de acordo com o 3º BPM, serão utilizados portões nas vias de acesso ao evento, onde todo o público será revistado com detector de metal. A medida visa a inibir a entrada de foliões portando arma de fogo, facas e outros objetos que possam ser usados para a prática de delitos, além de drogas.
Durante todo o percurso, a PM emprega 12 patrulhas e seis elevados de observação. O efetivo a pé fará o policiamento nas áreas dos bares, camarotes e trios elétricos. Já as tropas especializadas em trânsito monitorarão os veículos para garantir a fluidez no acesso aos festejos e impedir a circulação de carros e micarana3motocicletas nas áreas especificadas como de trânsito restrito.
No sábado, 28, a abertura dos festejos tem início às 5h, com o desfile de blocos carnavalescos pelas ruas de Itabaiana. As atrações seguem à tarde, adentram a noite e a madrugada do domingo. Tanto no sábado como na segunda-feira, 30, a Polícia Militar emprega um efetivo de 380 militares por dia, sendo o patrulhamento realizado em dois turnos no domingo. A tropa estará formada por 45 homens do 3º Batalhão, com o reforço de integrantes de unidades especializadas da Corporação atuantes na capital e no interior.
A festa no domingo, 29, e na terça-feira, dia 1º, por sua vez, conta micarana4com o emprego diário de 290 policiais militares, sendo 30 oriundos do 3º Batalhão, e reforço das unidades especializadas da PM. O evento, no domingo, acontece em dois turnos. De acordo com o comandante do Policiamento Militar do Interior (CPMI), coronel José Pereira de Andrade Filho, todos os esforços estão sendo concentrados para que a micareta de Itabaiana transcorra na mais perfeita tranquilidade.
Reforço
Unidades operacionais, bem como policiais atuantes nos setores administrativos, estão previstos na execução do plano de operações elaborado para a Micarana 2012. A tropa estará composta por integrantes do Batalhão de Choque, Grupo de Ações Táticas do Interior, Radiopatrulha, Pelotão Especial de Policiamento em Área de Caatinga, Grupamento Especial Tático de Motos, Esquadrão de Polícia Montada, Pelotão de Polícia Ambiental, Grupamento Tático Aéreo e Batalhão de Polícia de Trânsito, que compreende a Companhia de Polícia Rodoviária Estadual e a Companhia de Policiamento de Trânsito, responsáveis, respectivamente, pelo policiamento nas rodovias e vias urbanas de trânsito. No total, de acordo com o coronel Andrade, o efetivo terá o apoio logístico de 13 viaturas e 11 motocicletas.
PM/SE