Milhares de cidadãos, movidos pelo sentimento de patriotismo, acordaram mais cedo, neste sábado, dia 7, para prestigiar o desfile cívico-militar alusivo aos 191 anos de Independência do Brasil em relação à Corte Portuguesa. A Polícia Militar de Sergipe, mais uma vez, abrilhantou as comemorações na capital sergipana, com o desfile cadente da tropa ao longo da avenida Barão de Maruim, no Centro de Aracaju.
Participaram do cortejo 880 homens dos Batalhões de Polícia Comunitária e unidades especializadas da PM, dentre elas Hospital da Polícia Militar, Companhia de Radiopatrulha, Batalhão de Choque, Grupamento Especial Tático de Motos (Getam), Comando de Operações Especiais (COE), Pelotão Especial de Policiamento em Área de Caatinga (Pepac) e Pelotão de Polícia Ambiental.
O desfile teve início com a passagem da Banda de Música da PM, a mais antiga banda do Estado, com 169 anos de existência, sob a regência do subtenente Gedeon. O grupo executou dobrados durante todo o percurso do desfile militar, que foi comandado pelo coronel Marcony, ajudante-geral da Polícia Militar, auxiliado pelo tenente-coronel Blauner. Os oficiais foram seguidos pelo porta símbolo e uma representação do Estado Maior Geral, vindo, na sequência, a apresentação da Guarda Bandeira.
Passaram pela avenida o grupamento do 1º Batalhão de Polícia Comunitária, seguido da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRv), Hospital da Polícia Militar, Radiopatrulha e Choque. Ao comando do major Carlos Rolemberg, o Batalhão de Choque executou evoluções de Controle de Distúrbios Civis (CDC), exibindo seu carro blindado e 11 dos seus 13 cães farejadores, que simularam formações ofensivas.
Na sequência, o público acompanhou o desfile do Pelotão Ambiental, do Pelotão de Caatinga, do Grupo de Ações Táticas do Interior (Gati) e do Comando de Operações Especiais. O COE, que atua essencialmente em ocorrências de alta complexidade, com ou sem reféns, efetuou, durante o trajeto, disparos de festim com fuzil 7,62.
Em homenagem às famílias dos policiais militares e a todas as famílias sergipanas, os combatentes do COE desfilaram em companhia dos seus filhos, os quais, enaltecendo o honroso uniforme dos Operações Especiais, também homenagearam a todos os bravos policiais militares que diariamente arriscam suas vidas em defesa da sociedade sergipana.
A participação da Polícia Militar na avenida Barão de Maruim foi encerrada com o desfile das viaturas operacionais, no total de 42 carros, 36 motocicletas, sendo 19 pertencentes à Companhia de Policiamento de Trânsito e 17 do Grupamento Especial Tático de Motos. Por fim, o Esquadrão da Polícia Militar adentrou o corredor, com 40 conjuntos montados, sendo 21 simbolizando os Dragões da Independência. Outros 29 conjuntos executaram evoluções de Controle de Distúrbios Civis, simulando a atuação do policial em situações de aglomeração, multidão, turba, manifestação, tumulto ou perturbação da ordem pública.
Após o desfile das viaturas e dos equinos do serviço operacional, o público emocionou-se com a participação do Grupamento Tático Aéreo da Secretaria de Estado da Segurança Pública, que sobrevoou por duas vezes a avenida Barão de Maruim. O grupamento é composto por policiais civis e militares e bombeiros militares e atua em operações aéreas, prestando apoio aos agentes do serviço ostensivo em via terrestre e marítima.
Autoridades presentes
O desfile cívico-militar teve as presenças do governador em exercício Jackson Barreto; do vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado; do secretário de Estado da segurança Pública, João Eloy; do comandante-geral da Polícia Militar de Sergipe, coronel Maurício da Cunha Iunes; do chefe da Casa Militar, coronel Carlos Augusto; do comandante da Guarda Municipal de Aracaju, coronel Enilson Aragão; do secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, integrantes das Forças Armadas e autoridades civis representantes do governo de Sergipe.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos do evento
Da Assessoria de Comunicação da PM/SE