A Polícia Militar do Estado de Sergipe, através do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), desativou uma rinha de galo na tarde da segunda-feira, 10, no município de Maruim, distante 30 quilômetros da capital. No local, a guarnição composta pelo sargento Cristo, cabo Paulo e soldados Rejane e Ribeiro flagrou cerca de 30 pessoas numa residência localizada na Rua Santo Antônio, bairro São José.
O flagrante feito pela guarnição se originou a partir de uma denúncia feita à guarnição dias antes, quando essa mesma equipe esteve em Maruim para atender uma ocorrência. Após a denúncia, os policiais militares se dirigiram à cidade e de forma velada fizeram levantamentos, conseguindo informações sobre os dias em que ocorria o gládio dos animais.
Diante das informações, o PPAmb foi ao local, onde visualizou cerca de 20 veículos, inclusive com placas de municípios vizinhos. No espaço, afastado do Centro da cidade e de difícil acesso, foram apreendidos mais de 10 galos, medicamentos de uso veterinário, relógio para cronometrar o tempo das disputas, esporas e biqueiras. Além do proprietário do espaço, a polícia prendeu dois homens, proprietários dos galos que digladiavam no momento do flagrante.
À guarnição, o proprietário do local afirmou desconhecer que a prática se constituía crime e que a usava apenas um hobby. Os três envolvidos, juntamente com o material apreendido, foram encaminhados à Delegacia de Maruim, onde os infratores vão responder por crime ambiental previsto no artigo 32 da Lei 9.605/98 que versa sobre maus tratos a animais.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Da Ascom/PM/SE