Alegria, superação e honras militares marcaram o encerramento do 10º Curso de Policiamento Montado (CPMon 2016) – Nível Praças, ocorrido na manhã desta sexta-feira, 07, na sede do Esquadrão de Polícia Montada (EPMon) da Polícia Militar do Estado de Sergipe. O momento solene aconteceu no Parque da Cidade, no bairro Industrial, em Aracaju, onde os formandos receberam os cumprimentos do comandante geral da PM, coronel Marcony Cabral.

Os militares cursaram diversas disciplinas práticas e teóricas preparatórias para a execução do policiamento montado, bem como ao exercício do comando da tropa montada, seja em ações de choque ou no policiamento montado preventivo. (Foto: PM/SE)
As autoridades presentes entoaram o Hino Nacional Brasileiro e prestigiaram a apresentação dos alunos, que desfilaram com os cavalos da Polícia Militar, mostrando um pouco do que foi aprendido em curso. Os primeiros colocados foram agraciados com a entrega solene dos distintivos do curso e tomaram lugar de destaque entre os demais formandos.

Militares da PMSE conclui 10º Curso de Policiamento Montado. (Foto: PM/SE)
O primeiro lugar de destaque foi para o soldado Douglas Rosendo Santos, que, emocionado, recebeu o brevê do comandante-geral da PMSE. O terceiro lugar ficou para a soldado Alécia Laila Vasconcelos, enquanto a segunda posição foi ocupada pela soldado Amanda Ferreira Alves. Todos demonstraram força e superação aos desafios enfrentados ao longo desses últimos dois meses.
É importante lembrar que os concludentes foram submetidos, antes de ingressar ao curso, a um criterioso processo de seleção desde a inscrição, inspeção de saúde e teste de aptidão física. Na fase posterior, os policiais aprovados receberam instruções teóricas e práticas no período de julho a setembro, concluindo as atividades com a formatura e entrega de brevês.
Os praças que concluíram com êxito todas as etapas da 10ª edição do Curso de Policiamento Montado tornam-se aptos a compor o Esquadrão de Polícia Montada da PMSE, uma das mais antigas unidades da Corporação e que tem como objetivo o trabalho ostensivo geral montado, utilizando o cavalo como elemento do processo de policiamento.
Vale ressaltar que o EPMon atua rotineiramente nos logradouros públicos, centros comerciais e zonas residenciais. Em algumas ocasiões, é empregado como tropa de choque no controle de distúrbio civil, guarda em estabelecimentos prisionais, escoltas festivas, cavalgadas e guardas de honra, nas quais seus integrantes utilizam o uniforme histórico – Dragões da Independência.

Polícia Militar do Estado de Sergipe
Assessoria de Comunicação
Assessoria de Comunicação