Na manhã desta terça-feira, 22, a Polícia Militar de Sergipe reuniu profissionais da imprensa e comerciantes sergipanos, no intuito de ofertar um café da manhã e apresentar o planejamento da Operação Comércio Seguro, edição 2016. O encontro ocorreu na sede da Câmara de Diregentes Lojistas (CDL) de Aracaju e detalhou as ações que serão implementadas para reforçar a presença ostensiva da PM e garantir a tranquilidade de comerciantes e clientes durante as compras de Natal e Ano Novo.
As ações, com início no dia 28 de novembro, seguem até 16 de janeiro, abrangendo a área do centro comercial de Aracaju, além dos bairros Treze de Julho e Siqueira Campos. Nessas localidades, o policiamento acompanhará o horário de funcionamento das atividades comerciais: de segunda-feira a sábado, das 8h às 22h; e aos domingos, das 8h às 17h.
As explanações foram feitas, na ocasião, pelo comandante do Policiamento Militar da Capital, tenente coronel Vivaldy Cabral. De acordo com o oficial, variadas modalidades de policiamento serão empregadas para inibir a prática de roubos e furtos e garantir tranquilidade aos cidadãos durante as compras. “Faremos um planejamento diário realocando viaturas, policiais circulando a pé, policiamento montado onde houver pontos críticos, de forma a coibir efetivamente a ação de criminosos, em crimes como furto e roubo”, detalhou.
Ainda segundo Vivaldy, a operação terá o apoio logístico das câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e de um ônibus instalado no calçadão entre as ruas João Pessoa e São Cristóvão, o qual servirá de suporte para a captação de imagens e monitoramento da movimentação de pessoas na área do Centro da cidade. “A captura das imagens, em tempo real, facilitará o acionamento da equipe policial mais próxima ao evento, reduzindo o tempo resposta de atendimento às ocorrências”, salientou o comandante do CPMC.
A expectativa do presidente da Câmara de Dirigentes e Lojistas de Aracaju, Breno Barreto, é que a operação reduza os índices de criminalidade nas regiões com reforço policial. “Esperamos que a presença ostensiva da PM diminua em até 10% os índices de criminalidade, em especial a incidência de roubos no Centro de Aracaju, bairros Treze de Julho e Siqueira Campos. Nessas áreas, por conta do recebimento do 13º salário e das compras de final de ano, cresce o fluxo de valores e também de pessoas mal intencionadas. Assim, orientamos os consumidores que saiam com o mínimo de pertences, não andem com objetos de valores à mostra e não facilitem a ação dos bandidos, que aguardam um momento de distração para agir”, conscientizou.
Unidades envolvidas
A operação Comércio Seguro 2016 será desencadeada por diversas unidades da PM, seguindo as diretrizes do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC) e sob a coordenação direta do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur). Participarão do reforço do policiamento ostensivo as equipes do CPMC, BPTur, Batalhão de Polícia der Choque (BPChq), Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp), Grupamento Especial Tático de Motos (Getam), Força Tática, Companhia de Comando e Serviço (CCSv), Esquadrão de Polícia Montada (EPMon) e 5ª Seção do Estado Maior Geral (PM-5).
por Ascom/PM/SE