A Polícia Federal em Sergipe promoverá no próximo dia 05.02, terça-feira, a campanha DIREITOS E DEVERES ON-LINE! Serão realizadas visitas em Lan Houses localizadas na capital, com entrega de material informativo.
O Dia Internacional da Internet Segura vem sendo comemorado anualmente no mês de fevereiro desde o ano de 2007 e tem por objetivo promover o uso responsável e seguro da rede mundial de computadores, visando, em especial, a divulgação de ações de proteção de crianças e adolescentes usuárias da internet.
Trata-se de evento organizado no Brasil pela SaferNet Brasil em parceria com o Comitê Gestor da Internet e o Ministério Público e é uma iniciativa anual que estimula atividades de promoção do uso responsável e seguro da internet, nas principais regiões do Brasil e do mundo.
Neste ano, a campanha possui o tema “DIREITOS E DEVERES ON-LINE!” e a Polícia Federal participa da campanha com medidas preventivas ligadas à atribuição da Polícia Federal no enfrentamento dos crimes de ódio e de exploração sexual de crianças e adolescentes na internet.
Dessa forma, tendo em vista a atribuição constitucional e o compromisso assumido pela Polícia Federal no sentido de prevenir e reprimir as ocorrências de crimes de ódio e a exploração sexual de crianças e adolescentes na internet, delitos que importam em grave violação à dignidade da pessoa humana, entende-se que todos os esforços devem ser adotados para que medidas de conscientização e proteção sejam divulgadas e realizadas, com o concurso de órgãos governamentais e da sociedade civil.
A ação policial preventiva consistirá no comparecimento a lan houses de equipe policial ostensiva, que fará a distribuição entre os presentes do material promocional da campanha, a afixação de cartazes e orientação dos responsáveis pelo estabelecimento acerca da necessidade de cadastramento dos usuários dos serviços de internet disponibilizados no local, bem como breve explanação da necessidade de conscientização dos usuários acerca da utilização consciente e segura da internet, por fim da necessidade de colaboração da sociedade civil em ações de combate aos crimes de ódio e de pornografia infantil na internet.
Comunicação Social – SR/SE