Após seis meses de investigação, o Departamento de Narcóticos da Polícia Civil (Denarc) deflagrou na manhã desta sexta-feira, 17, operação policial para cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão e prisão, além de prisões em flagrante. As investigações receberam o apoio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol).
Inicialmente foram presos, vindo de Alagoas, nas imediações do município sergipano de Ribeirópolis, Washington Pereira da Silva, 29 anos, vulgo “Galego”; e seu primo Genilvo Lima da Silva, 30 anos. Em seguida, foram presos no município de Capela, o pernambucano Severino José da Silva, 46 anos, conhecido como “Bil”, que já havia sido preso em 2006 e 2008 por tráfico de drogas; e Adriano Farias de Oliveira, 28 anos.
Já em Aracaju, nos bairro Santos Dumont e Bugio, foram presos Joana D’Arc Santos Melo, 37 anos, que já foi presa anteriormente pela Polícia Federal quando trazia 1 quilo de cocaína da cidade de São Paulo para Aracaju em 2007; o marido dela Marcone de Jesus, 46 anos; Joseane Conceição Silva, “Nan”‘, 37 anos; Salomão Santos Lima, 22 anos; Raimundo Wagner dos Santos, 23 anos, conhecido como “Bagre”; Everton da Moura Junior, 20 anos, vulgo “Ninho”; Jamisson dos Santos, 35 anos; e Railson Ferreira Neves, 38 anos.
“Essa operação teve como objetivo principal chegarmos nos distribuidores da droga que estão na ponta do crime de tráfico de drogas. Conseguimos prender o líder do bando, Washington Pereira, e ainda chegamos a uma boa apreensão de droga, armas de fogo, veículos e dinheiro”, pontuou o responsável pela operação, delegado Fábio Pereira.
Ainda foi dado o cumprimento a um mandado de prisão contra Marcos Cesar dos Santos, o “Lila”. “Ele fazia o elo entre traficantes de outros estados e seus representantes aqui em Sergipe, com os vendedores de drogas de bairros da capital sergipana e alguns municípios do interior do Estado”, destacou Pereira.
Durante o acompanhamento, a polícia descobriu que parte do grupo agia com violência e planejava matar desafetos. Alguns homícidios ocorridos nos bairros Santos Dumont e Lamarão podem ter relação com a atuação da quadrilha, e por conta disso cópia do inquérito será remetida ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessos (DHPP) para que os casos sejam averiguados.
Na ação policial foram apreendidas uma pistola Glock de fabricação austríaca, calibre .380; uma pistola Taurus, calibre .380, roubada da PM de Pernambuco; dois revolveres calibre 38; mais de R$ 7.000,00 em dinheiro, além de dólares, euros e boliviano; cocaína para produzir mais de 500 ampolas da droga e crack suficiente para produzir mais de 1.500 pedras da droga; cinco carros, sendo um deles roubado; e seis motocicletas.
Em Aracaju, a operação contou com o apoio do Comando de Operações Especiais da Polícia Militar (COE), da Coordenadoria de Polícia Civil (Copci) e Departamento de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV).
SSP/SE