Na manhã desta quarta-feira, 03, foi realizada na sala de imprensa Radialista Júlio César, na sede da SSP, uma coletiva de imprensa que revelou detalhes sobre a operação realizada em conjunto entre a 9ª Delegacia Metropolitana (DM) e a Delegacia Especial de Proteção à Criança e Adolescente (Depca), coordenada pelos delegados Gilberto Guimarães e Marcelo Cardoso, como resultado da ação foram apreendidos 97kg de maconha prensada além da realização da prisão de seis integrantes de um grupo criminoso que vinha atuando no tráfico de drogas na área Santa Maria, zona sul da capital. A ação contou também com o apoio das equipes da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol) da Polícia Civil de Sergipe e do Canil do Grupo Especial de Repressão e Busca (Gerb).
O Delegado responsável pela Delegacia Especial de Proteção à Criança e Adolescente (Depca), Marcelo Cardoso, deu detalhes sobre como culminou o início das investigações que levaram a desarticulação do grupo criminoso. “A cerca de seis meses começamos a apreender alguns menores no bairro Santa Maria e eles começaram a passar informações sobre o funcionamento do tráfico ali naquela região. Essas informações acabaram convergindo com as informações obtidas sobre um grupo criminoso, então procuramos o apoio do Delegado Gilberto Guimarães da 9ª DM e com apoio da divisão de inteligência fizemos esse trabalho investigativo que culminou na prisão de sete integrantes do grupo criminoso”, afirmou.
Ainda segundo o delegado, as investigações iniciaram no final de julho do ano passado, sendo realizados interrogatórios e coleta de informações como se trata de adolescentes, foram realizados a emissão de boletins de ocorrência circunstanciados sendo posteriormente entregues aos seus responsáveis legais sofrendo também medidas socioeducativa.
O esquema que era liderado de dentro do Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf), pelo homem identificado como Jefferson dos Anjos Alkamin, o “Jefinho”, 32 anos. Foram presos também: José Gladston Maciel Santos, o “Chalalau”, 42; Eron Mário Santos Cardoso, 26; João Felipe de Almeida Carvalho, o “Bololô”, 20; Dawid Wanderson Santos de Santana.
O Delegado que comanda a 9ª DM, Gilberto Guimarães explicou como se iniciou e foi desenvolvida a operação que resultou na apreensão das drogas que foi encontrada enterrada em uma área do conjunto Marcos Freire II, em Nossa Senhora do Socorro, vizinho a residência de Dawid.
Informação da SSP/SE