Uma operação do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), com auxílio da Divisão de Inteligência Policial (Dipol) e do Comando de Operações Especiais da Polícia Militar (COE), foi finalizada com a localização na manhã desta quarta-feira (15) no município de Riachuelo, de integrantes de uma quadrilha acusada de assaltar clientes de um balneário no último dia 19 de abril, na cidade de Riachão do Dantas, e de levar como refém o subtenente da Polícia Militar, Jacinto Ramos. O policial descansava em um dos chalés quando foi rendido pela quadrilha e levado como garantia de que a polícia não seria acionada.
De acordo com o diretor do Cope, delegado Everton Santos, desde o assalto ocorrido no balneário, a polícia vem investigando o caso. Após descobrir quem são os integrantes do bando, a polícia trabalhava na localização dos suspeitos. Na manhã da última quarta-feira (17), os policiais descobriram que a quadrilha faria mais um assalto, desta vez na cidade de Riachuelo. “Montamos uma grande equipe de policiais e nos deslocamos para a cidade a fim de prender os membros da quadrilha”, explicou Cristiano.
De imediato, os policiais avistaram de longe Edivaldo dos Santos, 35 anos, conhecido pelos apelidos de “Tartaruga”, “Amado” e “Negu”, mas que também usava o nome falso de Adailton dos Santos Soares. Ele é foragido do Presídio Estadual de Areia Branca desde 29 de dezembro de 2010, onde cumpria pena por latrocínio e roubos. Em companhia de Edivaldo, estava Aloisio Pinheiro dos Santos, 27. Os dois estavam em uma motocicleta, que foi roubada no início do mês na cidade de Carmópolis.
Os suspeitos perceberam que havia chegado reforço policial na cidade e resolveram fugir. Os policiais perseguiram os acusados e uma das viaturas colidiu com a motocicleta, que derrapou na pista e derrubou os dois ocupantes. Mas mesmo assim, eles não se renderam e Edivaldo ainda encontrou tempo e agilidade para levantar e sacar um revólver calibre 38 e ainda atirar contra uma das viaturas.
Os policiais imediatamente revidaram os disparos e Edivaldo acabou atingido. Aloísio foi imobilizado e levado para o Cope. Edivaldo foi socorrido com vida e conduzido para o Pronto Socorro do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), onde chegou a ser atendido pelos médicos, mas não resistiu e veio a óbito.
O delegado ressaltou que a quadrilha que era comandada por Edivaldo realizou diversos roubos a estabelecimentos comerciais, carros e motocicletas nos Estados da Bahia e Sergipe. “O Tartaruga era suspeito pela prática de diversos assaltos, veículos e motos, agora com a divulgação das prisões e com a apresentação da imagem dos autores do crime é que teremos a noção exata de quantas pessoas foram vítimas desta quadrilha”, salientou Everton Santos.
No tocante ao sequestro, o delegado preferiu chamar de assalto tendo em vista as características do crime. “Na verdade foi um assalto, pois os acusados só levaram o subtenente como refém por receio de que o militar acionasse a polícia e iniciasse uma perseguição contra eles”, explicou o delegado. Na empreitada, os assaltantes subtraíram a pistola ponto 40 e os dois carregadores do subtenente, bem como os objetos pessoais dos funcionários do balneário.
Foi apreendido em poder dos dois integrantes da quadrilha, uma moto roubada e dois revólveres calibre 38. As investigações para localizar e prender os demais membros da quadrilha continuam.
SSP/SE