A Polícia Civil de Sergipe, por meio do Departamento de Narcóticos (Denarc) e da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol), apresentou nesta terça-feira, 26, na sede da unidade especializada, detalhes da operação denominada “Gamberi”, que localizou uma carga de aproximadamente 100kg de entorpecentes no Povoado Rua da Palha, na cidade de Santa Luzia do Itanhy, após chegada em solo sergipano na noite do último domingo, 24.
Durante a operação, que ocorreu por volta das 10h da segunda-feira, 25, foram presos Celso Bernardino Rodrigues, a “mula”, pessoa que transportou a carga do estado de São Paulo; e Leonel Bertolo dos Santos, que distribuía o material para outros traficantes em Sergipe.
De acordo com informações recebidas pela polícia, Celso havia chegado de ônibus com o carregamento de drogas na noite do domingo, 24, sendo Leonel responsável por buscá-lo no posto e levar o material para sua residência, onde foi encontrada uma parte dos entorpecentes. O restante estava enterrado dentro de baldes em um matagal próximo à residência do distribuidor.
Segundo o delegado responsável pelo caso, André Baronto, a droga foi encontrada em mata fechada na região. “Seguimos para o local ontem pela manhã e dentro da residência encontramos duas sacolas com uma boa quantidade de maconha, mas sabíamos que haveria mais drogas, pois uma das sacolas estava vazia. Como se trata de uma área rural e não encontramos o restante da droga no local, suspeitamos que a droga estaria enterrada, o que comumente é feito nessas regiões”, informou.
Ainda segundo ele, o material apreendido está estimado em aproximadamente R$100 mil. “Esse tipo de apreensão tem um peso muito grande no tráfico de drogas. A gente observa nesse trabalho, no combate ao tráfico, que a prisão é importante, mas não incomoda tanto aos traficantes quanto um prejuízo como esse. Essa mercadoria apreendida vale mais de R$100 mil reais, então o peso foi muito grande em relação ao poder financeiro dessa quadrilha”, afirmou o delegado.
Na casa de Leonel Bertolo dos Santos foi encontrada ainda uma espingarda e foi verificado em sistema que o acusado possuía um mandado de prisão em aberto pelo crime de latrocínio praticado no ano de 2003 no município de Estância. O delegado afirma que as investigações referente ao caso continuam.
“As investigações continuam objetivando identificar outras pessoas que possam ter participado desse crime, mas por enquanto o que podemos afirmar é que Leonel é o responsável por receber essa droga e repassar para outros traficantes, enquanto Celso é a mula. Foi feito o flagrante dos dois indivíduos por tráfico de drogas e associação ao tráfico de drogas, que será comunicado ao Poder Judiciário e Ministério Público para que as providências sejam adotadas e sigam com os procedimentos”, ressaltou André Baronto.
O delegado encerra falando sobre a importância da população continuar auxiliando a polícia com informações que possam contribuir para a segurança da população. “É importante que a população continue colaborando com por meio do 181 que é o Disque Denúncia, ou pelo aplicativo Disque Denúncia SE. Não precisa se identificar, a ligação é gratuita, a gente só precisa da informação para que possamos cada vez mais retirar da comunidade tanto traficantes como material entorpecente”, concluiu.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Informações da Ascom/SSP/SE