A Polícia Civil de Sergipe lançou na manhã desta terça-feira, 18, o Planejamento Estratégico da instituição 2012/2016 que representa uma agenda que cria o estabelecimento de metas e indicadores para a instituição até o ano de 2016. A título de comparação, o planejamento estratégico da Polícia Civil vai funcionar como se fosse controlada por um semáforo: meta cumprida entre 70 e 100% estará no verde; abaixo de 70% e acima de 50% estará no amarelo e abaixo de 50% estará numa situação preocupante, ou seja, no vermelho.
Um dos indicadores do planejamento que foi lançado hoje no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe será o número percentual de unidades policiais com condições adequadas de acessibilidade para o cidadão. A meta deste indicador é garantir a adequação de 100% das unidades com condições plenas de acessibilidade até 2016.
De acordo com a Delegada Geral da Polícia Civil, Katarina Feitoza o processo de elaboração do planejamento foi muito rico e produtivo. “Trata-se de um projeto construído por muitos e que, por isto, certamente será bem sucedido. Estamos deixando um grande legado para que a nossa Instituição possa crescer ainda mais com um projeto de acompanhamento que prima pelo alcance de metas. Com toda essa organização e planejamento a população sergipana, que é nosso patrão, contará cada vez mais com uma polícia qualificada, moderna e pronta para oferecer um serviço cada vez melhor”.
Para o secretário adjunto da segurança pública, João Batista, a inciativa é uma prova que existe uma agenda de planejamento dentro da SSP. “É impossível se fazer qualquer trabalho no mundo moderno sem o mínimo de planejamento. E hoje a Polícia Civil vem buscando metas e a meritocracia. Esse projeto é uma semente plantada pela delegada geral Katarina Feitoza que tenho certeza que vai florescer. Temos que ter metas e números e projetar o trabalho da Instituição para longo prazo e é assim que se faz segurança pública. Esse planejamento é uma prova concreta que buscamos através do trabalho uma polícia cada vez mais morderna”, destacou Batista.
O evento prossegue durante toda a tarde de hoje e está previsto discussões e uma palestra com o Delegado Geral do estado de Pernambuco Osvaldo Moraes que irá palestrar sobre o projeto Governo de Pernambuco Pacto Pela Vida, que foi implementado no ano de 2007 vem transformando a cara da segurança pública do Estado.
“Fomos convidados para apresentar o modelo Pacto pela vida e os avanços que propiciou lá no nosso Estado desde o ano de 2007. Conseguimos uma redução de 67% dos índices de criminalidade desde a implantação do plano que prima por salvar vidas, diminuindo o número de homicídios no Estado. O Pacto Pela Vida envolve não só as polícias, mas também o Ministério Público e Poder Judiciário, além de órgãos de prevenção. Para as polícias são estabelecidas metas e o objetivo principal é a redução de 12% o número de homicídios por ano. Para atingir as metas as polícias tem que obedecer alguns protocolos como por exemplo: o envio de um número X de inquéritos a Justiça e o cumprimento de determinada quantidade de mandados de prisão”, explicou Moraes.
Histórico
Nos dias 23, 25 e 27 de Julho de 2012, após ser aprovado pelo Conselho Superior de Polícia, através da Resolução 01/2012 e ratificada pela Portaria 23/12, a Polícia Civil do Estado de Sergipe passa a ter um Planejamento Estratégico Institucional, o qual além de definir a sua razão de ser, contempla também aonde a Instituição pretende chegar ao término deste primeiro ciclo. Objetivos estratégicos, metas e indicadores (controle de produtividade) serão a tônica da instituição para os próximos anos.
“A partir dai vamos fazer um novo diagnóstico e verificar quais os erros e acertos para poder readequá-lo para mais um ciclo. Afinal, o Plano Estratégico é um caminho só de ida, e passa por um processo de mudança de cultura. A própria comunidade clama por mudanças e esse é justamente o papel do Planejamento Estratégico da Polícia Civil, gerar satisfação por parte da nossa clientela, que é o cidadão”, completou Katarina Feitoza.
Resultados já alcançados no planejamento:
• Criação do Grupamento Especial de Repressão e Buscas (Gerb);
• Institucionalização do Projeto Acorde;
• Implantação do Sistema de Rádio Comunicação;
• Reaparelhamento do DHPP, DENARC e COPE;
• Criação do DRCC;
• Implantação do laboratório de lavagem de dinheiro;
• Concurso Público para agente e escrivão de Polícia Judiciária.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Presenças
Participaram da cerimônia o vice-governador eleito por Sergipe Belivaldo Chagas e os secretários de Estado da Casa Civil, José Macedo Sobral, que na oportunidade representou o governador Jackson Barreto, da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, de Governo, Benedito Figueiredo, de Política Para as Mulheres, Maria Teles e da Comunicação Sales Neto. Também estiveram presentes o desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe Luiz Mendonça, o procurador geral do Ministério Público de Sergipe, Rony Almeida e a secretária de Defesa Social do município de Aracaju Georlize Teles, além de outras autoridades.
Informações da SSP/SE