Policiais civis da Delegacia Regional do município de Itabaiana, coordenados pelo delegado Marcelo Hercos, deflagram na noite dessa quinta-feira, 7, uma operação que resultou na prisão de José Nilton Leite de Meneses, 39, e na desativação de um ponto de manipulação de drogas no Bairro Bananeira, em Itabaiana.
De acordo com Marcelo Hercos, os policiais começaram há alguns meses a fazer o mapeamento do tráfico de drogas no município e, durante as investigações, chegaram algumas denúncias informando sobre indivíduos envolvidos com o tráfico.
“A partir da denúncia, passamos a investigar o Nilton que também é envolvido com a prática de agiotagem. Acreditamos e temos provas que ele fazia a lavagem do dinheiro que conseguia através da comercialização dos entorpecentes. Na denúncia, ainda informaram sobre uma casa onde teria uma quantidade grande de drogas, casa esta que já tinha os suspeitos do Nilton usar para custodiar o entorpecente”, explicou.
Foi efetuada a abordagem na residência e ao mesmo tempo policiais acompanhavam Nilton em via publica, onde foi preso. “Na casa não havia móveis e em um dos quartos encontramos três prensas, quatro quilos de cocaina, dois quilos de crack e uma metralhadora calibre 40 com silenciador, que é de uso exclusivo das forças armadas”, relatou o delegado.
Outro material que foi apreendido na residência de Nilton foi a creatina, produto que os traficantes estão utilizando para misturar na droga e que mantem certas características de estimulantes. Também foram apreendidas centenas de cápsulas de plásticos vazias para o acondicionamento da droga que teriam como destino a venda. “A droga vem de fora e é feita a manipulação mecânica e química. Mecânica que é através do maquinário e química pela mistura da creatina, que dá um volume maior a droga e assim ter um lucro maior”, detalhou o delegado.
José Nilton já foi preso por tráfico de drogas e é considerado um dos principais traficantes de Itabaiana, junto com outro que já esta preso, e apesar de todas as provas contra Nilton, ele nega participação no crime. ” Ele nega ser o dono da droga, mas há uma testemunha que confirmou que ele morava na casa vizinha e que era dono da droga. Inclusive, uma das chaves que estavam com Nilton abria a porta da casa vizinha”, ressaltou Hercos.
Marcelo Hercos ressalta ainda que Nilton recebia a droga e fazia o refinamento, distribuindo para outros traficantes de Itabaiana. Alguns traficantes de menor porte já foram presos e sabe-se que existem outros que faziam aquisição junto com o Nilton.
“Em três meses de trabalho, já estamos na 55ª prisão. Um outro traficante foi preso a algum tempo com três quilos de drogas e assumiu ser o dono do material. Existe uma articulação entre os traficantes no município e nós estamos enfrentando essa situação, mas acreditamos que o Nilton era o dono dessa droga e é provável que ele tenha outros parceiros nesse negócio. Sempre há outras pessoas a serem presas, praticantes dessa ou de outras quadrilhas. Estamos vigilantes e o nosso objetivo é prender o maior número de pessoas”, concluiu.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Informações da SSP/SE