Com o objetivo de ressaltar a importância da preservação de local de crime para o êxito das investigações e a identificação de substâncias entorpecentes, a Polícia Científica realizou uma palestra de capacitação com os futuros guardas municipais de São Cristóvão. A turma é composta por 96 novos guardas municipais que irão atuar no município da Região Metropolitana da capital. A capacitação ocorreu na última sexta-feira, 10.
A palestra foi ministrada pelo perito criminal Nailson Correia, do Instituto de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF), vinculado à Polícia Científica. Para o perito, a capacitação é fundamental para a atuação no dia a dia da Guarda Municipal de São Cristóvão.
“Acredito que é fundamental que estes agentes de segurança detenham o conhecimento necessário para que, no exercício de suas funções, assimilem as informações que irão colaborar com as atividades da Perícia Criminal”, ressaltou Nailson Correia.
Essencial para o trabalho pericial, os procedimentos de conservação de local de crime foram tema da capacitação ministrada na última sexta-feira, conforme evidenciou Nailson Correia.
“Ministrei o conhecimento sobre a necessidade da preservação do local de crime e conhecimento básico sobre as diversas drogas ilícitas apreendidas no estado, fornecendo assim os conhecimentos específicos nestas áreas do saber, desenvolvendo as habilidades técnicas e ampliando a visão sobre estes temas”, reforçou o perito criminal.
Para Cynthia Léa Cavalcante de Oliveira, integrante da Coordenação do Curso de Formação dos Guardas Municipais de São Cristóvão, a capacitação é fundamental. “Pois, no dia a dia, nos deparamos com crimes, a qualquer tempo, durante o desenvolvimento do nosso trabalho, e devemos colaborar com Polícia científica com o isolamento adequado dos locais de crime. É um serviço de grande valia para a sociedade, pois ajuda na elucidação de diversos crimes”, finalizou.
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Fonte: SSP/SE