Na manhã desta quinta-feira, 16, a diretora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegada Theresa Simony, detalhou investigações que culminaram com prisões de homicidios registrados no início deste mês. A primeira prisão ocorreu na madrugada do dia 9 de agosto, onde na oportunidade foi preso, em flagrante, o morador de rua Luã Henrique da Silva Costa, 21 anos. Ele é apontado como o autor do homicídio que vitimou a usuária de drogas Claudenice Freitas Almeida.
Durante depoimento, Luã confessou a autoria do crime. “Ele alegou que após beber com a vítima, num bar localizado no conjunto Augusto Franco, teve relações sexuais com a vítima em via pública. Em seguida a vítima tentou pegar dinheiro que estava em seu bolso e por conta disso foi iniciada uma discussão. Inicialmente ele tentou estrangulá-la. Depois pegou um pedaço de pau e desferiu-lhe vários golpes que lhe tiraram a vida”, explicou a delegada Simony.
Após o crime, equipes do DHPP e da 4ª DM efetuaram diligências na região e acabaram localizando e efetuando sua prisão quando ele saia de um salão de beleza, onde raspaou o cabelo para evadir-se do local. “Luã econtra-se em liberdade por conta de ordem judicial”, destacou Thereza.
Ainda no dia 9 de agosto, aconteceu a segunda prisão que foi registrada no bairro Tijuquinha, município de São Cristóvão. Contra Luiz de Messias Aranha, 21 anos, existia um mandado de prisão preventiva decretada pela comarca da cidade de Rosário do Catete.
Ele era investigado pela prática do crime de homicídio praticado contra Antônio Leandro da Silva. O crime aconteceu no dia 8 de outubro de 2011 em um terreno baldio do Centro Administrativo Augusto Franco, bairro Capucho, em Aracaju.
Ao ser interrogado, o investigado confessou a autoria e alegou que discutiu 15 dias antes do crime com a vítima e por conta disso cometeu o assassinato. Ele é irmão do autor de um homicídio ocorrido em frente ao supermercado Atacadão, onde na oportunidade a vítima acabou sendo atropelada, vindo a óbito.
“Ele afirmou que após efetuar cinco disparos de arma de fogo contra a vítima, jogou uma pedra em sua cabeça. Ele confessou também a prática de um crime de homicídio na cidade de Rosário do Catete, onde matou um rapaz numa seresta”, destacou a delegada.
Por último, Thereza Simony detalhou a prisão de José Urcani Santos Pires, 41 anos. Contra ele existia um mandado de prisão temporária decretada pela comarca de Nossa Senhora do Socorro. Ele é apontado como um dos responsáveis pelo assassinato da costureira Valderez Freitas ocorrido no dia 5 de julho deste ano no conjunto Jardim, em Socorro.
Segundo a polícia, ele se encontrava em liberdade condicional pela prática de dois homicídios e após uma perseguição por parte de um desafeto invadiu a casa da vítima e a utilizou como escudo. A vítima acabou sendo baleada e encaminhada para o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), onde faleceu.
José Urcani também vinha sendo investigado pela 7ª Delegacia Metropolitana pela prática de latrocínio que teve como vítima Jabes Alves da Silva. O crime ocorreu no dia 13 maio deste ano.