A Polícia Militar de Sergipe realizou na noite deste sábado (0)5, a operação “Sergipe Mais Seguro”, com o objetivo de diminuir os índices de criminalidade nos bairros Santa Maria, São Conrado e 17 de Março, situados na zona sul de Aracaju. Durante a operação, foram apreendidas duas armas de fogo: um revólver calibre 38 e uma submetralhadora, calibre 9mm.
A ação, que se iniciou às 20h e durou até às 02h da madrugada deste domingo, foi efetuada nos bairros Santa Maria, São Conrado e 17 de Março, abrangendo o conjunto Orlando Dantas, com o objetivo de diminuir os crimes contra o patrimônio, crimes dolosos contra a vida, tráfico de drogas, porte ilegal de armas de fogo, roubo a ônibus, além de irregularidades no trânsito como condutores sem a carteira nacional de habilitação (CNH) e documentação veicular vencida.
Participaram desta operação as subunidades da 4ª Cia do 1º BPM, Grupamento Especial Tático de Motos (Getam), Esquadrão de Polícia Montada (EPMon) e o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), distribuídos em oito viaturas, nove motocicletas, cinco conjuntos de montaria, resultando no total de 50 militares empregados durante a operação.
Durante a operação policial foram efetuados três pontos de bloqueio de acessos ao Bairro Santa Maria, onde foram feitas abordagens a veículos, ônibus, táxis e pessoas suspeitas. O policiamento contou também com unidades móveis, que realizaram abordagens em diversos pontos do bairro Santa Maria, 17 de Março, São Conrado e conjunto Orlando Dantas.
De acordo com o comandante da operação, capitão Marconi Sobral, ao todo foram realizadas 210 abordagens a veículos que ocasionaram na revista em aproximadamente 550 pessoas, incluindo 347 pessoas que estavam nos ônibus.
Ainda durante a abordagem aos veículos, foram realizadas 26 notificações, incluindo dois veículos autuados por estarem com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) vencido, sendo recolhidos ao galpão do Detran, além de sete condutores autuados por não possuírem a CNH ou estarem com ela vencida.
Por volta das 21h, a guarnição do BPChoque, composta pelo sargento Alessandro, cabo Emerson, cabo Jadilson e soldado Alberto, ao realizar o policiamento no conjunto Padre Pedro, situado no Bairro Santa Maria, encontrou duas pessoas em atitude suspeita em uma moto CG 150, cor preta, de placa NVM 4708.
Ao perceber a aproximação dos policiais, os suspeitos tentaram empreender fuga, não obtendo êxito. Após o procedimento de abordagem, foi encontrado em posse da dupla, identificada como David Silva dos Santos, 27 anos, e Antônio Dantas dos Santos Júnior, 19 anos, um revólver calibre 38 com 11 munições, uma submetralhadora calibre 9 mm com dois carregadores 66 munições.
Após consulta aos registros policiais, ficou constatado que a dupla já tinha passagem pela polícia. Ante o exposto, foi dado voz de prisão e os criminosos foram conduzidos até Delegacia Plantonista para serem autuados em flagrante delito por porte ilegal de arma de fogo.
Segundo o capitão Marconi, estas operações policiais seguem as diretrizes do Comando do Policiamento Militar da Capital para a intensificação do policiamento ostensivo e preventivo na área e serão realizadas em outras áreas da grande Aracaju.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Da assessoria