A Polícia Militar do Estado de Sergipe, através da 4ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Comunitária (4ª Cia/ 1º BPCom), realizou a Operação Saturação na noite da sexta-feira, 7, nos bairros Santa Maria, São Conrado, 17 de março e no conjunto Orlando Dantas.
No período compreendido entre 18h da sexta-feira, 7, e 2h do sábado, 8, a polícia revistou veículos, pedestres e estabelecimentos com o objetivo de diminuir os índices de criminalidade na área, bem como a ocorrência de delitos contra o patrimônio e a vida, tráfico de drogas, porte ilegal de armas de fogo, roubo a ônibus e irregularidades no trânsito, tais como condutores sem a CNH e com o CRLV vencido.
Na Operação, foram efetuados três pontos de bloqueio aos acessos do bairro Santa Maria, onde foram feitas abordagens a veículos, ônibus, táxis e pessoas suspeitas. O trabalho contou também com policiamento móvel, que realizou revistas em diversos pontos dos bairros Santa Maria, 17 de março e São Conrado e do conjunto Orlando Dantas.
Durante o serviço foram revistados 81 automóveis de passeio, nove táxis, 11 ônibus e 162 motos e ciclomotores. Também foram realizadas abordagens a transeuntes, pessoas que estavam de bicicleta, além de estabelecimentos comerciais. Segundo os números da 4ª Cia/ 1º BPCom, ao todo foram realizadas 322 abordagens, que ocasionaram na revista em aproximadamente 842 pessoas, incluindo 351 pessoas que estavam nos ônibus.
Ainda de acordo com os dados da PM, foram realizadas 23 notificações, incluindo oito veículos autuados por estarem com o CRLV vencido, frisando que todos os casos foram conduzidos ao galpão do Detran. A iniciativa também resultou na autuação de 11 condutores por não possuírem a CNH.
A 4ª Cia/ 1º BPCom registra que durante o período da Operação na área da 4ª Cia do 1º BPM não foi constatado junto ao CIOSP nenhum tipo de crime de repercussão, tal como roubo e homicídio. As operações utilizando os policiais militares na folga seguem as diretrizes do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC) para a intensificação do policiamento ostensivo e preventivo na área e serão realizadas em outras áreas da Grande Aracaju.
Unidades empregadas
A ação contou com o emprego de 41 policiais militares e 15 veículos vindos da 4ª Cia/ 1º BPCom, Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp), Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran) e Grupamento Especial Tático de Motos (GETAM), além de quatro conjunto do Esquadrão de Polícia Montada (EPMon).
Vale ressaltar que os policiais foram empregados durante a folga com o pagamento da gratificação específica, como alternativa para intensificar o policiamento ostensivo e preventivo nas áreas mais críticas de Aracaju e também aumentar o número de policiais atuando na área em horários em que o índice de ocorrências policiais é intenso.
Fonte: Polícia Militar do Estado de Sergipe