A Polícia Militar do Estado de Sergipe, através do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), reforça o serviço do Pré-Caju 2013 com portões de revista, cabines de desarmamento e câmeras. O tripé visa auxiliar o efetivo empregado na Avenida Beira Mar, buscando evitar a entrada de armas e a identificação de possíveis tumultos no circuito da folia.
Portões
A Corporação trabalha com 18 portões de revista, frisando que estes pontos contam com câmeras fixas e com um efetivo da Polícia Civil. A PC está na área para dar celeridade aos casos que precisem ser encaminhados à delegacia. Nos portões, os policiais revistam os foliões com detectores de metais, buscando armas ou objetos perfuro cortantes.
Segundo o coronel Jackson Nascimento, comandante do CPMC, “os portões são o primeiro contato do folião com a Polícia Militar. Por isso, a orientação é que o serviço nestes locais seja feito com qualidade, para que a comunidade sinta o impacto inicial da segurança na festa e entre com o espírito seguro”.
Cabines de desarmamento
A área ocupada pela prévia é contemplada por seis cabines de desarmamento, estrategicamente localizadas nos pontos mais movimentados do evento. Os espaços se destinam a todos que têm porte de arma e precisam se deslocar até a festa armados . “A cabine de desarmamento é um setor importante, pois possibilita que a pessoa que, por um motivo ou outro, teve que trazer a arma possa deixá-la em segurança”, afirmou o coronel Jackson.
Câmeras
Concluindo o tripé de auxílio ao policiamento da festa, a Corporação também trabalha com sete câmeras com zoom de 35 vezes e giro de 360 graus. Os aparelhos fazem a cobertura ótica de todo a Avenida Beira Mar e apoiam as equipes que estão nos elevados e nas patrulhas. Vale frisar que as quatro áreas da festa contam com cabines de observação, de onde as imagens das câmeras são acompanhadas por policiais que, quando necessário, acionam o efetivo do circuito via rádio.
PM/SE