A Polícia Militar de Sergipe deu início, na manhã de segunda-feira, 23, ao Curso Nacional de Formação de Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). Trinta e seis policiais militares, entre oficiais e praças da Polícia Militar de Sergipe e quatro da PM de Alagoas, participam das instruções, que seguem até o dia 6 de março, nos turnos matutino e vespertino, nas dependências da Faculdade Maurício de Nassau, em Aracaju.
Num total de 80 horas, o grupo discute estratégias pedagógicas para levar aos jovens os conhecimentos necessários para a formação de pensamentos críticos e tomadas de decisões conscientes. “O curso tem como objetivo capacitar os policiais para que possam atuar nas escolas, levando a metodologia do PROERD não só no combate às drogas e à violência, mas preparar as crianças para as escolhas da vida, para que elas tenham ferramentas apropriadas para que façam as melhores escolhas”, destacou a capitã Adriana Littig, coordenadora Estadual do PROERD em Sergipe.
Durante duas semanas, os participantes recebem instruções teóricas e práticas que serão aplicadas a alunos da educação infantil e anos iniciais, 5º e 7º anos das escolas públicas e particulares. A capacitação tem como facilitadora a tenente-coronel Margarida Brandão, da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, coordenadora do Curso Nacional de Formação de Instrutores do PROERD, que ministra o curso em Sergipe pela segunda vez.
Com a formação dos novos instrutores, a coordenação estadual pretende ampliar o atendimento às escolas e contribuir para prevenir, desde cedo, o uso de drogas e envolvimento com a violência. “Esperamos contribuir para diminuir a inserção dos jovens no mundo das drogas, a partir da informação na primeira infância, orientando-os para que tomem decisões corretas diante de várias situações da vida. Trata-se de um trabalho integrado entre a Polícia Militar e a comunidade, através da escola, coordenadores, professores, alunos e pais”, enfatizou a capitã Littig.
Para que o resultado seja mais eficiente, a Polícia Militar, por meio do PROERD, busca firmar parcerias com outros órgãos e instituições. “Atualmente alguns setores trabalham de forma isolada para conter a violência e o avanço das drogas em Sergipe. Quanto mais atores sociais estiverem envolvidos, de forma integrada, no combate a esse mal, melhores serão os resultados obtidos”, declarou a coordenadora estadual do PROERD.
Desde que teve início em Sergipe, no ano de 2001, o PROERD já atendeu mais de 60 mil crianças, de escolas públicas e particulares da capital e do interior. As instruções são ministradas por policiais militares fardados e sem arma, em linguagem lúdica para facilitar a assimilação da informação pelo público infanto-juvenil. Mais conscientes de seus atos, as crianças são orientadas sobre os perigos das drogas e conhecem alternativas para levar uma vida mais saudável.
A formatura do Curso Nacional de Formação de Instrutores do PROERD acontece no dia 6 de março, no Plenário do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), no Centro Administrativo de Aracaju, localizado no bairro Capucho.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Informações da SSP/SE