A Polícia Militar do Estado de Sergipe, por meio do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), flagrou mais um crime ambiental no interior sergipano na manhã dessa terça-feira, 1º, no Povoado São José, município de Santa Luzia do Itanhy, na região sul do Estado.
Por volta de 11h30, a guarnição Arara 01, composta pelo sargento Cristo, cabo Paulo e soldado Aline, fazia policiamento em Santa Luzia, onde ainda existe muita cobertura vegetal preservada e os crimes ambientais relacionados ao desmatamento são comuns. Às margens de uma estrada vicinal, os PMs viram uma grande quantidade de pequenos troncos de madeira armazenados.
Ao desembarcar da viatura para checar a situação, os militares identificaram que estavam cortadas algumas espécies originárias do bioma, como Camboatã, Araçá e Biriba. Outro fato que chamou a atenção da guarnição é que o local de onde a madeira estava sendo retirada trata-se uma “reserva legal”, que é uma área definida em lei e não pode ser explorada, salvo em algumas situações.
Assim, os policiais entraram na reserva, onde detiveram dois homens portando alguns utensílios para o corte das árvores. No decorrer da ação, a dupla justificou que retirava a madeira para servir como “estroncas” de cercas. Foi explicado aos infratores sobre o crime cometido, eles assinaram um termo circunstanciado e vão responder por crime previsto no artigo 48 da Lei 9.605/98, na Comarca de Santa Luzia do Itanhy.
Fonte: PM/SE