Polícia Militar de Sergipe, através do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), flagrou, na última quarta-feira (15) mais uma ocorrência de venda de aves silvestres na feira livre de Itabaiana, município distante 58 quilômetros da capital sergipana. Esta foi a segunda apreensão no município, no intervalo de quatro dias.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
A ação faz parte das operações de fiscalização do Pelotão Ambiental nas feiras livres do interior do Estado, visando combater o comércio de animais silvestres. Nesta última atuação, o PPAmb apreendeu 39 aves, todas escondidas em cumbúculos – artefatos pequenos fabricados para transportar grandes quantidades de aves. No momento da abordagem, as pessoas evadiram-se do local, abandonando os animais.
Quando a guarnição deslocava-se para fazer a soltura das aves em área apropriada, flagrou um desmatamento de mata atlântica no povoado Rio Verde, em Areia Branca, município distante 36 quilômetros de Aracaju. Diante da constatação do crime ambiental, mas da ausência dos responsáveis pelo corte da madeira ou do proprietário da área particular, os militares emitirão um relatório que será enviado à delegacia local para posterior investigação, como também para órgão ambientais como o Ibama e a Adema para que sejam aplicadas as sanções administrativas (multa).
As ocorrências foram registradas pela a guarnição composta pelo sargento Serra, cabos Santiago e Sérvulo e o soldado Eric.
Planejamento estratégico
Como o Pelotão Ambiental atua em todo o Estado, as denúncias são registradas e formalizadas no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), através do número 190. A partir dos dados e natureza das ocorrências, sendo os principais registros relacionados aos crimes de desmatamento e extração ilegal de minério, é que são montadas as operações semanais do PPAmb.
Com informações da PM/SE