A Petrobras registrou um vazamento de 7 metros cúbicos de óleo em um duto que interliga as plataformas de produção PCM-5 e PCM-6, no Campo de Camorim, localizado a aproximadamente 10,3 km da costa de Aracaju. A ocorrência foi identificada às 8h30 dessa quinta-feira (23).
A assessoria de comunicação da estatal informou a F5 News que “a estrutura organizacional de resposta para emergências foi acionada e embarcações realizaram o recolhimento e a dispersão mecânica do óleo”.
Segundo a Petrobras, o vazamento no duto foi eliminado e equipes de mergulho permanecem monitorando a área. Os órgãos competentes foram informados.
A companhia ressalta que “não houve vítimas e que todas as medidas estão sendo adotadas para minimizar impactos ambientais”.
De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, o campo de Camorim está localizado na plataforma continental, em frente aos municípios de Aracaju e Barra dos Coqueiros, em lâmina d’água que varia de 12 a 30 metros.
Estruturalmente, o campo está localizado no compartimento tectônico denominado Alto de Atalaia, situado na porção sudoeste da Bacia Sergipe-Alagoas.
A produção do campo é coletada através de linhas de produção e direcionada para a plataforma central (PCM-01), através de oleodutos. Nenhuma das plataformas dispõe de sistema de armazenamento de petróleo.
Camorim conta atualmente com 10 plataformas fixas de produção em situação operacional, nomeadas de PCM-01 a PCM-10.
Com informações da redação F5 News