Sergipe 247 – Nova pesquisa do instituto Padrão, divulgada nesta quarta-feira (2) pelo Jornal da Cidade, mostra que se a eleição em Sergipe tivesse sido realizada entre os dias 27 e 30 de março, o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM) teria 31,2% dos votos, o atual governador de Sergipe e candidato à reeleição, Jackson Barreto (PMDB), alcançaria 23,9% e o senador Eduardo Amorim (PSC) ficaria com 18,1%. Na pesquisa, o também senador Antônio Carlos Valadares (PSB) obtém 9,8% e Vera Lúcia (PSTU), que já declarou que não disputará o governo, pontua em 5,4%. O Padrão detectou que 6,9% não votariam em nenhum deles ou branco e nulo, 4,6% não saberiam em quem votar e 0,1% não respondeu ao questionamento.
Em relação à pesquisa anterior, realizada em dezembro, João caiu dez pontos (ele tinha 41,3%). Jackson e Amorim se movimentaram dentro da margem de erro. O governador tinha 26,3% e Amorim tinha 16,8% (relembre pesquisa anterior.
Abaixo a matéria do JC na na íntegra:
Pesquisa aponta segundo turno na eleição em Sergipe
Se a eleição para governador de Sergipe fosse realizada hoje, o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), sairia vitorioso, mas haveria segundo turno. Conforme pesquisa estimulada, realizada no período de 27 a 30 de março pelo Instituto Padrão, João teria 31,2% dos votos e o segundo colocado seria o atual governador de Sergipe e candidato à reeleição, Jackson Barreto (PMDB), com 23,9%. O senador Eduardo Amorim (PSC) ficaria com 18,1%, o também senador Antônio Carlos Valadares (PSB) obteria 9,8% e Vera Lúcia (PSTU), que já declarou que não disputará o governo, teria 5,4%. O Padrão detectou que 6,9% não votariam em nenhum deles ou branco e nulo, 4,6% não saberiam em quem votar e 0,1% não respondeu ao questionamento.
Na consulta espontânea, João Alves manteve-se na frente, com 20,5%, e está em quadro de empate técnico com o governador Jackson Barreto, que registrou 17,1%. Em seguida vem o senador Amorim, com 10,7%, senador Valadares, com 4,5%, e Vera Lúcia, com 1,6%. Exatos 41,2% não saberiam em quem votar 2,6% votariam em outros nomes com menos de 1% e 1,8% não votaria em nenhum/branco ou nulo. As entrevistasforam realizadas na capital, Grande Aracaju, Alto Sertão, Agreste Central, Centro-Sul, Leste Sergipano, Baixo São Francisco, Sul e Médio Sertão.Na pesquisa, o instituto ouviu 850 pessoas, tem uma margem de erro de 3,36% e um índice de confiabilidade de 95%.
Segundo turno
O Instituto Padrão quis saber em quem o eleitor votaria na hipótese de um segundo turno entre João Alves Filho e Jackson Barreto. O prefeito da capital teria 47,3% dos votos e JB ficaria com 33,4%. Exatos 5,8% não saberiam em quem votar e outros 13,4% não votariam em nenhum deles/branco ou nulo.
Na hipótese de enfrentamento entre João Alves e o senador Eduardo Amorim, os resultados seriam os seguintes: João – 47,8%; Amorim – 30,5%. O Padrão detectou que 6,5% seriam indecisos e outros 15,3% não votariam em nenhum/branco/nulo.
O instituto colocou para a apreciação do universo pesquisado a hipótese de disputa no segundo turno ser entre Jackson Barreto e Eduardo Amorim. Os números apurados mostram JB com 41,6% e Eduardo Amorim com 36,5%. Não saberiam em quem votar/indecisos seriam 7,2% e nenhum/branco/nulo somariam 14,7%.
Senador
A senadora Maria do Carmo Alves, caso decida disputar a reeleição, seria a primeira colocada. Ela teria 37,3% dos votos e seria seguida por Adelson Barreto, com 25,2%, Rogério Carvalho, com 10,1%, e Edvaldo Nogueira, com 9,1%. Outros 9,1% não votariam em nenhum/branco/nulo e 9,3% não saberiam em quem votar/indecisos.
O Instituto Padrão tem como registro no Conselho Regional de Estatística (Conre) o número 036, o estatístico responsável é Danilo Messias Nascimento E. Santos, que tem número de registro profissional 8855, e a pesquisa foi protocolada sob o número 00005/2014.