Um tubarão medindo cerca de 3 metros, foi capturado nas primeiras horas da manhã deste sábado, 1 de março, por dois pescadores que estavam há cerca de 800 metros costa, na praia do Abaís, município de Estância, litoral sul de Sergipe.
Apesar do susto, os jovens que, a princípio, seriam de Aracaju, conseguiram dominar ao animal que se prendeu à rede grande com a qual pescavam. Assim que chegaram à margem, puseram o animal no bugre e seguiram para a casa. Segundo os pescadores, que preferiram não ter os nomes revelados, o tubarão seria da espécie lixa.
SOBRE A ESPÉCIE:
Os tubarões lixa podem chegar aos 500 kg de peso. As fêmeas são maiores do que os machos e medem entre 1,2 e 3 m, enquanto que os machos maduros medem entre 2,2 e 2,57 m. Possui pequenos dentes, mas extremamente poderosos, pontiagudos e todos semelhantes, tanto no maxilar superior como no inferior. Focinho curto e plano possui todas sua dobras braquiais à frente da origem das barbatanas peitorais. Nadadeiras com pontas arredondadas e a primeira nadadeira dorsal maior que a segunda. A superfície dorsal e os flancos são de coloração marrom claro grisalho, com manchas escuras vermelhas ou marrons, dispersas sobre o corpo, e a superfície ventral é branca.
Habitat – habita o fundo do mar em águas litorâneas, mornas desde a superficie até uma profundidade de 60 metros.
Hábitos – sedentários e fica imóvel por longos períodos no fundo arenoso, em águas rasas. Dormem empilhados um em cima do outro chegam a formar pilhas de até 30 indivíduos. Durante o dia repousam em fundos de areia ou em grutas de fundo de areia, parecendo dormir, mas ao contrário, à noite são muito activos e bastante vorazes. Possui nado poderoso mas suave, sendo mais ativo à noite. Esta espécie é mais densa do que a água, mas retém ar em seu estômago para regular a flutuação. É encontrado só ou em grupos, que têm fins alimentícios ou reprodutivos. É uma espécie altamente migratória, deslocando-se para maiores latitudes no verão e em direção equatorial no outono e inverno. Não são perigosos, embora não se pode dizer que em determinadas situações não sejam agressivos.
Sergipe é Notícia, com informações de Pisca Júnior/Diário Sergipano)