O ex-deputado federal Pedrinho Valadares (PV), um dos auxiliares do presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco Eduardo Campos, pré-candidato a presidente da República, confirmou, neste domingo à noite, que “é possível, dentro do quadro de Sergipe, que seja candidato ao Senado nas eleições de 2014”.
Quanto à posição do PSB em Sergipe e a decisão do senador Valadares quanto as eleições majoritárias no estado, Pedrinho foi rápido ao dizer que “não estou pedindo apoio do senador para ser candidato ao Senado”, e adiantou que a questão principal é armar um palanque forte para o presidenciável Eduardo Campos em Sergipe, sem divisões.
Pedrinho Valadares projeta alguns cenários para as eleições majoritárias de Sergipe em 2014. a) – Candidatura do governador em Exercício Jackson Barreto (PMDB), à reeleição, com apoio do PT, PSD, PCdoB, PMDB e PSB. Nesse caso só o PSB apóia Eduardo e o restante trabalha para a reeleição de Dilma Rousseff. Será um palanque sem força e isolado no Estado.
Cenário b) – A impossibilidade de Marcelo Déda não aceitar a candidatura ao Senado, em razão de problemas de Saúde, permanecendo no cargo. Segundo Pedrinho, nesse caso o senador Valadares pode ser candidato a governador, com o apoio do prefeito João Alves Filho (DEM) e indicando Jackson Barreto para o Senado. Da mesma forma, Eduardo Campos ficaria sem um palanque sólido para ganhar as eleições em Sergipe, “que é isso que deseja”.
Pedrinho Valadares lembrou que o grupo liderado por Edvan Amorim apóia Eduardo Campos a presidente da República e ofereceria a ele um palanque mais amplo, com candidaturas ao Governo e ao Senado, o que facilitaria as condições de sair vitorioso em Sergipe.
– O nosso projeto maior é procurar apoio amplo para Eduardo Campos ganhar em Aracaju, disse.
Pesquisa – Pedrinho disse que tem em mãos uma pesquisa feita por Diego Brandi, que ouviu 800 pessoas no Estado, para avaliação de candidatura ao Senado Federal. O primeiro resultado mostra que o governador Marcelo Déda ganharia para a senadora Maria do Carmo Alves (DEM) na disputa pela vaga do Senado.
Em um quadro de disputa entre a senadora Maria do Carmo e qualquer um outro (André Moura (PSC), Rogério Carvalho e o próprio Pedrinho Valadares) D. Maria ganharia com larga margem de votos.
Em questão de percentuais com a candidatura à reeleição da senadora, Pedrinho Valadares atinge os 12%. Sem a participação da senadora Maria do Carmo, André Moura aparece com 21%, Mendonça Prado (DEM) vem com 20%, Pedrinho Valadares está com 14% e Rogério Carvalho ficaria com 05%.
Informações do Fax Aju