O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está empenhado em melhorar a assistência à saúde da população e tem feito mudanças e investimentos na Rede Estadual de Saúde. Uma delas será a transferência do setor da pediatria do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) para outro local, ainda a ser definido, que será transformado em um Hospital Infantil.
Segundo Luis Eduardo Correia, superintendente do Huse, a transferência deve ser feita até o mês de novembro deste ano. Ele explica que, o novo Hospital Infantil, terá Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, centro cirúrgico, pronto socorro e enfermaria.
“Nossa proposta é transferir a pediatria do Huse para outro local e transformá-la em um Hospital Infantil que terá uma estrutura completa e moderna para atender as crianças. O local que receberá o hospital ainda está sendo analisado e a transferência da pediatria é para termos mais espaço no Huse, melhorando ainda mais o atendimento à população”, disse.
Ainda de acordo com ele, com a transferência da pediatria, será possível ampliar a oncologia do Huse. “O Ministério da Saúde exige uma ampliação da área da oncologia e para isso ser feito precisamos de mais espaço interno. Hoje, a pediatria do Huse fica ao lado da oncologia e quando a transferência do setor for realizada, conseguiremos fazer a ampliação. Temos muitos pacientes oncológicos e com a mudança poderemos oferecer mais qualidade no tratamento aos pacientes com câncer”, afirma Luis.
Outra mudança
O Ambulatório de Retorno, que funciona dentro do Huse, também será transferido em breve para o bairro Capucho, próximo ao Centro de Acolhimento e Diagnóstico por Imagem (Cadi). Segundo o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, a remoção do setor ajudará a desafogar o Huse.
“Este ambulatório é utilizado para retirada de pontos, gesso e revisões, por exemplo, procedimentos que deveriam ser de responsabilidade da Rede de Atenção Básica, mas o Huse, para não causar desassistência, faz esses serviços. No entanto, fizemos um estudo e iremos remover este setor para outro local bem próximo ao hospital mesmo para liberar a área para outra atividade e facilitar e qualificar as ações do Pronto Socorro, o que, consequentemente, ajudará a desafogar o Huse”, explica.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por Agência Sergipe de Notícias