Com o objetivo de integrar a comunidade legislativa, levando aos presidentes das câmaras informações e orientações que os auxiliem no desempenho das suas funções, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) Emmanuel Nascimento (PT) e a vereadora Simone Gois (PT) participaram do primeiro encontro sergipano interlegis. O evento aconteceu nesta sexta-feira, 23/3, no auditório do Hotel Fazenda Boa Luz, localizado no município de Laranjeiras. Além dos parlamentares de Aracaju e de outros municípios sergipanos, o encontro contou com as presenças dos senadores sergipanos Lauro Antonio (PR) e Eduardo Amorim (PSC).
Durante o encontro aconteceram várias palestras. Dentre elas, o `Programa e a Modernização do Legislativo, com o diretor do Interlegis, Haroldo Tajra; a `Lei da Ficha Limpa, com o consultor do Senado, Arlindo Fernandes de Oliveira. “Expresso a minha imensa satisfação em trazer esse encontro para Sergipe. Sabemos que modernizar envolve um processo continuo e permanente. Precisamos muito do apoio de homens com visão e determinação para conduzir esse processo de modernizar os legislativos brasileiros”, pontuou Haroldo.
De acordo com Emmanuel, o encontro de capacitação para os legisladores sergipanos é de grande importância para um Legislativo cada vez mais forte em prol de uma sociedade mais justa e igualitária. “Essa é uma iniciativa louvável e muito importante para capacitar cada vez mais os legisladores sergipanos e também de todo brasil. Em nome dos colegas vereadores de Aracaju queremos agradecer ao senador Lauro Antonio que demonstra através desse evento a sua preocupação com os legislativos.Tivemos diversos senadores em nosso estado, mas só Lauro teve a sensibilidade e preocupação em trazer esse encontro para nosso estado. Quero colocar a Câmara Municipal de Aracaju a disposição do interlegis para nos ajudar nesse processo de qualificação e modernização “, declarou o presidente da CMA.
Na mesma linha de opinião, Simone Gois também ressaltou a importância de capacitação para os legisladores. “Sem dúvida alguma iniciativas como essas merecem o nosso aplauso bem como de toda sociedade. Porque nós representantes de um povo, devemos estar bem informados e capacitados para melhor servir aos anseios do povo que nos elegeu “, reconheceu a vereadora.
Como responsável por trazer o encontro para os legisladores sergipanos, o Lauro Antonio declarou seu orgulho por ser um político preocupado com a capacitação dos legisladores brasileiros. “São assuntos de fundamental importância e que todos possa sai desse encontro mais capacitados com o objetivo de também ajudar no desenvolvimento dos seus municípios. Hoje me orgulho muito de ser um político, porque essa é uma maneira de poder ajudar não só ao estado de Sergipe, mas ao povo brasileiro “, disse o senador.
Modernização do legislativo
A modernização do legislativo será atingida com ações continuadas através de quatro áreas de atuação: capacitação (parlamentares, assessores, servidores); tecnologia (ferramentas, orientação em tecnologia da informação); comunicação (interna e externa das casa legislativas); informação (organização da informação, de forma a melhorar arquivos, bibliotecas, etc). De acordo com o diretor do Interlegis, Haroldo Tajra, para que essa modernização aconteça é necessário que esses quatro pilares funcionem equilibradamente, elaborados sob medida para cada Casa legislativa participante do programa. “Nós queremos modernizar essa instituições, mas é necessário a colaboração de todos os parlamentares, servidores e assessores nesse processo. Sabemos que a democracia é o maior anseio do povo brasileiro, cabe a nós mantermos essa democracia que muito custou a àqueles que acreditaram. A modernização do Poder Legislativo não pode parar. Ele precisa ter uma linha muito forte no segmento comunicação com a população. Nos dias de hoje é preciso que as Câmaras Municipais estejam preparadas com ferramentas tecnológicas para melhor se comunicar com a população”, explicou Haroldo.
O Interlegis
O Programa Interlegis nasceu em 1999, da vontade de integrar todas as Casas Legislativas no caminho da modernidade, e dar condições para que cada uma delas pudesse desempenhar com eficiência e transparência as atividades administrativas e legislativas.
É um programa desenvolvido pelo Senado Federal, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e tem a missão de modernizar e integrar o Poder Legislativo em seus níveis federal, estadual e municipal, promovendo a maior transparência e interação desse Poder perante a sociedade. Os meios utilizados são as novas tecnologias de informação (Internet, videoconferência e transmissão de dados), que permitem a comunicação e a troca de experiências entre as Casas Legislativas e os legisladores e entre o Poder Legislativo e o cidadão, visando aumentar a participação da população no processo legislativo.
Agência Câmara de Vereadores de Aracaju