Servidores públicos de Itaporanga D’Ajuda estão revoltados com o projeto de lei que foi aprovado no último dia, 17, de outubro, referente a um abono especial, transitório e indenizatório aos servidores do município: ativos, inativos, pensionistas, efetivos, contratados e comissionados. O referido Projeto de Lei n° 016/2023 não explicita sua exata finalidade, contudo, determina que os funcionários deverão contrair empréstimo junto à Instituição Financeira Banese para pagarem o próprio salário.
Um fato que chamou a atenção na manhã de hoje, nesta terça-feira, 1°, de novembro, foi um vídeo de autoria dos próprios servidores, na agência Banese em Itaporanga. Os trabalhadores sem acesso a informações claras e detalhadas, foram obrigados a abrirem uma conta no referido banco para terem acesso ao empréstimo, que garantiria o recebimento do salário de outubro.
Com ânimos exaltados, os servidores vivenciaram um tumulto generalizado dentro da agência, porque além de não dispor de uma estrutura física apropriada para o devido atendimento, constatou-se a ausência de alguém que pudesse esclarecer e detalhar como seria os tramites da proposta sancionada pelo presidente da Câmara Felipe Sobral, onde em debates e justificativas, deu-se quórum a maioria.
Ao portal SE Notícias, o vereador falou não haver transparência no projeto, criando um ambiente de insegurança junto aos servidores, causando preocupação e transtornos aos itaporanguenses. ‘’As tratativas do projeto são bastante vagas e não oferecem garantia nenhuma aos servidores, cita apenas, a obrigatoriedade do empréstimo, sinalizando que o contrato será feito entre o servidor e a Instituição Financeira’’, pontua Ricardo Possidônio.
Vale ressaltar que, segundo o vereador Ricardo Possidônio, ainda há uma suspeita da venda da folha de pagamento ao Banese, já que os servidores, anteriormente ao projeto aprovado, recebiam seus vencimentos por meio da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.
Na manhã de ontem, 31, de outubro foi protocolado na câmara de vereadores, por Ricardo Possidônio, solicitando a Secretaria Municipal de Finanças, informações sobre a possível venda da folha de pagamento do município ao Banco do Estado de Sergipe (BANESE). ‘’Os servidores querem uma resposta, se positivo, quais critérios foram adotados para essa ação’’, conclui o vereador.
A equipe de reportagem do SE Notícias tentou contato com a Prefeitura de Itaporanga D´ajuda, mas até o presente momento, não obtivemos resposta. Desde já deixamos a disposição o nosso e-mail para envio de resposta: senoticias@gmail.com
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Redação SE Notícias