A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) defendeu hoje (9) que a discussão sobre a reforma política esteja entre as prioridades do Congresso Nacional, este ano. “Esse é um tema recorrente e que, infelizmente, não sai dos discursos. Precisamos ter coragem para fazer uma reforma de maneira mais ampla e que contemple, de fato, o que é fundamental”, afirmou a democrata.
De acordo com Maria do Carmo, o assunto é velho conhecido dos congressistas. “Há pelo menos 20 anos, fala-se sobre isso, cerca de quatro propostas sobre o tema já tramitam, mas não houve concretamente grandes avanços. Faz-se necessário trazer a questão para um debate amplo com a sociedade para que possamos chegar a algo concreto”, defendeu a senadora por Sergipe, reeleita em outubro passado para o seu terceiro mandado consecutivo.
Maria destacou que o assunto ressurge a cada ano, sobretudo, pela sua importância, mas pouco tem sido feito. “Há muita resistência para se discutir questões que são importantíssimas e que geram progressos”, afirmou a senadora, ao citar como exemplos algumas questões pontuais, como o financiamento público de campanha, a lista fechada e o voto distrital misto.
“Não podemos passar mais uma legislatura sem tratar, de forma profunda, a reforma política. É algo importante e necessário, pois temos um modelo arcaico que remonta há quase dois séculos”, destacou Maria do Carmo, ao lembrar que 28 partidos têm representação no Congresso e todos têm responsabilidade sobre o tema.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
(Assessoria Parlamentar)