Com o objetivo de zerar a fila de espera dos pacientes oncológicos que aguardam a realização do procedimento de Radioterapia 3D, o Governo do Estado já encaminhou 43 pacientes sergipanos para tratamento em Salvador e já prepara um novo grupo. O procedimento é resultado de um contrato assinado entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Oncoclínicas, da capital baiana.
Muitos pacientes que iniciaram o tratamento em maio já estão próximos da finalização das sessões de Radioterapia 3D e, consequentemente, da volta para as suas casas. Alguns já retornaram. A senhora Josefa da Silva Araújo realizou o tratamento em Salvador e estava ansiosa pelo retorno.
“Tenho certeza que voltarei curada. Valeu muito a pena fazer esse tratamento aqui em Salvador porque, além de não ter que esperar muito tempo pelo procedimento, fiquei mais próxima de casa. Eu já conhecia um pouquinho a cidade e isso facilitou o deslocamento e a escolha do local onde fiquei nesse período”, disse a paciente, que está acompanhada da irmã, Maria Iêda da Silva Oliveira.
Para Adriana Brazil Teles, que vai encerrar as sessões no dia 26 de junho, a expectativa para o resultado final do tratamento são as melhores. “Todos os dias quando os pacientes sergipanos se encontram no hospital, não há espaço para tristeza e, dessa forma, um dá força para o outro. A proximidade com Aracaju possibilitou que meu marido, familiares e amigos estivessem sempre presentes aqui, o que me ajudou muito. Essa fase do tratamento tem tudo para dar certo, como as outras deram, pois descobri o câncer ainda no início”, disse.
“Estou ansiosa para terminar minhas sessões e voltar para casa. Espero que essa seja a última fase do tratamento para eu retomar à minha rotina normalmente, sem complicações”, disse Camila Cristina Melo, 26 anos.
Para que os pacientes possam fazer a Radioterapia 3D em Salvador, eles passam por uma avaliação e exames médicos para saber se estão aptos para o tratamento. Quando aprovados na avaliação e após a decisão positiva dos próprios pacientes e familiares em sair do Estado, eles recebem o transporte e a ajuda de custo da SES para se manter em Salvador, através do Tratamento Fora do Domicílio (TFD).
“O custeio do tratamento de Radioterapia 3D, o transporte e a ajuda de custo que os pacientes e os acompanhantes recebem são recursos na ordem de R$ 2,3 milhões, viabilizados pelo Governo do Estado junto ao Ministério da Saúde”, disse Hélio Farias, diretor de Gestão de Sistema da SES.
Além dos pacientes que foram para a capital da Bahia, a SES já começou a buscar novos pacientes da fila de espera para encaminhá-los ao tratamento. “Nessa primeira etapa avaliamos 60 pacientes e 43 foram fazer as sessões de Radioterapia 3D. Já iniciamos o chamamento de mais pacientes. Primeiro, esclarecemos com detalhes como funciona o tratamento fora do Estado. Se eles aceitarem fazer a Radioterapia 3D em Salvador, vão para a fase de avaliação”, explicou Clóvis França, coordenador do Sistema Interfederativo de Garantia de Acesso Universal (SIGAU).
De acordo com a secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos, o contrato com a Oncoclínicas veio para dar celeridade à fila e garantir a assistência dos pacientes.
“O contrato com a Oncoclínicas foi uma solução encontrada pelo Governo do Estado para assistir os pacientes até que o outro equipamento adquirido pelo Ministério da Saúde, através do programa de Expansão da Radioterapia, seja instalado no Hospital de Urgências de Sergipe”, explicou Joélia Silva Santos.
Segundo a gestora, outra importante medida para fortalecer assistência aos pacientes oncológicos de Sergipe já está em andamento. “O Governo do Estado já deu início às obras do Hospital Especializado em Câncer Governador Marcelo Déda Chagas. Em fase terraplanagem do terreno, a execução da obra vem cumprindo todas as etapas previstas no cronograma”, destacou a gestora.
O Hospital Especializado em Câncer terá com 120 leitos para adultos, 30 leitos para pacientes infantis, além de 10 leitos de UTI para adulto e 10 leitos de UTI infantil. Três andares serão destinados a internamento, sendo dois para adultos e um para crianças com brinquedoteca e espaço lúdico. Os pacientes adultos ainda contarão com 43 leitos para aplicação de quimioterapia e as crianças com 24. O Centro de Imagens da unidade terá dois aceleradores lineares, dois tomógrafos, dois Raios-X, um eletrocardiograma, dois aparelhos de ultrassonografia, cintilografia, mamógrafo digital, ressonância magnética, gama câmara, pet scan, entre outros modernos equipamentos. O hospital também terá um centro cirúrgico com seis salas, fisioterapia, enfermaria de emergência, agência transfusional, laboratório, consultórios para emergência, farmácia, auditório de ensino e pesquisa, lavanderia, almoxarifados próprios e cozinha.
Fonte: Ascom SES