Sem prestador no município para a realização do exame de eletroneuromiografia, realizado por médicos neurologistas, pacientes esperam até dois anos para a realização do exame. Impacientes denunciaram a situação ao Ministério Publico Estadual (MPE), que ajuizará uma Ação Civil Pública (ACP) contra o município.
Siga o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Durante a audiência, uma das pacientes informou que o exame oi foi solicitado pelo médico reumatolologista em situação de urgência. Entretanto foi informada de que o exame não é oferecido pelo município. Por sentir fortes dores nas articulações, a paciente disse que tentou realizar o procedimento na rede particular, mas teria que desembocar R$ 300. Sem condições de arcar com o valor J.S recorreu ao MPE.
Outra paciente, que preferiu não se identificar, relatou que precisa realizar uma cirurgia no braço, mas sem o exame, solicitado em outubro de 2012, a cirurgia foi adiada. R.C também reclama de dores nas mãos, mas pela falta do exame na rede municipal de saúde, não consegue dar continuidade ao tratamento.
A promotora de justiça Euza Missano confirmou a denúncia dos a pacientes me reconheceu a deficiência no fornecimento do serviço pelo município de Aracaju. Por conta disso, a promotora ajuizará uma ação civil pública contra o município.
SMS
A assessoria jurídica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que o exame é padronizado e é de competência do Município sua disponibilização e que se encontra em fase de licitação, não tendo conseguido prestador em face de discrepância de valores, Informou também que as demandas judiciais com liminares para a realização deste exame estão sendo encaminhado para o Núcleo de Compras para cumprimento.
Com informações do Portal de Notícias Infonet