Desde a assinatura de contrato com o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), no final do ano passado, o Hospital Regional de Lagarto (HRL), que agora é administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), passou a operacionalizar uma demanda de cirurgias ortopédicas.
A expectativa é de que sejam transferidos semanalmente cerca de dez pacientes que estão no Huse, que sejam da região de Lagarto ou das redondezas e que possam ser transferidos para realizarem as cirurgias naquele hospital, ajudando a reduzir a superlotação do Huse, como explica a coordenadora do Núcleo Interno de Regulação do Huse (NIR/Huse), Iza Prado. “Estamos começando a transferência com os primeiros pacientes que são regulados via central de regulação. Nós pactuamos três vezes na semana: segunda, quarta e sexta. E nas vésperas: terça, quinta e domingo vamos mandar os pacientes. O HRL vai nos informar quantas vagas disponíveis no mapa cirúrgico e a gente encaminha”, ressaltou.
Para os profissionais que participaram da transferência dos pacientes, este é um momento gratificante e emocionante. “É muito gratificante ajudar os usuários que estão internados há dias aguardando cirurgia. Eu fico emocionada e torcendo pela breve recuperação de cada um deles”, disse a técnica de enfermagem do Huse, Maria José de Oliveira.
O paciente José Jamisson Bomfim, 22, também era só felicidade quando soube da transferência. “É muita alegria poder saber que já vou ser operado. Sou do município de Umbaúba e sei que em Lagarto vai ser rapidinho”, concluiu.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Com informações da ASN