Um dia histórico para a cultura da música em Sergipe: assim podemos definir o dia 19 de agosto de 2021, quinta-feira. Nesta data, às 20h30, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) retomará seus concertos com público presencial, apresentando um grande repertório sob a regência do maestro titular, Guilherme Mannis. A apresentação observará variados protocolos de segurança para a recepção do público, como o uso obrigatório de máscaras e álcool gel, observância de distanciamento e aferição de temperatura. A orquestra, para sua performance, observará os Protocolos de Segurança Sanitária desenvolvidos pelo Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto. A Orsse é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê. A entrada é franca, limitada a 50% da ocupação do Teatro, conforme decretos governamentais.
Preparando-se para a abertura de sua Temporada de Concertos 2020 no Teatro Tobias Barreto, no mês de março do ano passado, o grupo foi surpreendido pelas primeiras medidas restritivas, cujo principal aspecto era o de se evitar, ao máximo, as aglomerações de pessoas. Naturalmente, todas as apresentações com público, desde então, foram canceladas, e mesmo os ensaios com orquestra completa – uma típica aglomeração de artistas – foram suspensos. A partir do mês de julho do ano passado, o grupo iniciou um importante projeto de Temporada Digital de Concertos, com apresentações gravadas, sem público, diretamente do palco do Teatro Tobias Barreto, veiculadas pela TV pública e meios digitais (YouTube e Facebook da Orsse, @orquestra.sergipe). Os 19 programas produzidos desta forma seguirão sendo veiculados até o fim do ano.
O concerto deste próximo dia 19 é o primeiro concerto a ser realizado com toda a orquestra e com a presença de público, desde o início da pandemia da Covid-19, e alguns fatores são importantes para esta realização. A queda do índice de transmissão em Sergipe, o extenso tamanho do palco do Teatro Tobias Barreto, que possibilita o correto distanciamento entre os músicos, e a significativa porcentagem de cidadãos vacinados possibilitam a realização do evento, com maior segurança para todos os envolvidos.
“Nossa arte é social, ela pressupõe o encontro, os diálogos musicais. Retomar este saudável processo, com toda a segurança para os envolvidos, é motivo de muita emoção e orgulho para todos nós, afirma Guilherme Mannis, diretor artístico do grupo. Que a ‘Alvorada’ de Carlos Gomes, a primeira peça que executaremos, traga um renascimento musical para nós todos, de forma que consigamos reconstruir nossas vidas e nossa esperança”, completa Mannis.
No repertório do concerto, obras como as Danças Húngaras de Johannes Brahms, peças brasileiras como Batuque e Garatuja, de Alberto Nepomuceno e Dança Brasileira, de Camargo Guarnieri, além de excertos da ópera “Carmen”, de Geroges Bizet, e o Danzón nº2, do mexicano Arturo Márquez.
SERVIÇO
Orquestra Sinfônica de Sergipe
Temporada de Concertos 2021 – “Alvorada musical” – Retorno aos concertos com público presencial
Quinta-feira, 19 de agosto de 2021, 20h30
Teatro Tobias Barreto
Entrada franca – limitada a 50% da lotação do Teatro, conforme decreto governamental
Guilherme Mannis, regente
Antônio CARLOS GOMES
Alvorada, da ópera “Lo Schiavo”
Johannes BRAHMS
Danças Húngaras nº1, 3, 5 e 10
Camargo GUARNIERI
Dança Brasileira
Alberto NEPOMUCENO
Abertura “O Garatuja”
Georges BIZET
Excertos das Suítes Sinfônicas da ópera “Carmen”
Prélude e Aragonaise, Intermezzo, Habanera, Seguedille, Les Dragons d’Alcala, La Garde Montante, Danse Bohème, Les Toréadors
Alberto NEPOMUCENO
Batuque
Arturo MÁRQUEZ
Danzón nº2
Quer receber as principais notícias do SE Notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Realização: Fundação de Cultura e Arte Aperipê / Governo de Sergipe