Nesta quinta-feira, 12, às 20h, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) realiza um concerto especial com a natureza como temática principal, no palco do Teatro Tobias Barreto, em Aracaju. Sob regência do maestro Guilherme Mannis, o grupo apresentará duas grandes obras do repertório clássico: a Sinfonia nº6, ‘Pastoral’, de Ludwig van Beethoven, e a Sinfonia nº2 em Ré maior, Op. 73, de Johannes Brahms. Os ingressos, a preços populares, podem ser adquiridos nas bilheterias do Teatro Tobias Barreto ou por meio da plataforma eletrônica Sympla. A Orsse é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap).
Além da Sinfonia ‘Pastoral’ de Beethoven, o concerto contará com uma atração especial: a apresentação da versão inédita do Trio nº2, op. 40, de Johannes Brahms, em uma transcrição do maestro Guilherme Mannis para trompa, violino e orquestra de cordas. A performance contará ainda com os solos de Denisson Santos, à trompa, e de Bruno Mozart, ao violino.
“Celebrar a natureza por meio da música e homenagear aqueles que passaram com reverência e alegria: estes são os dois motes deste concerto. A sinfonia ‘Pastoral’ é uma explosão de delicadeza, permitindo-nos perceber os nossos sentimentos ao vivenciarmos a natureza e seus dons; o Trio de Brahms, por sua vez, é uma homenagem do compositor à sua falecida mãe, demonstrando musicalmente não só a dor do período de luto, mas sobretudo a ‘volta por cima’: a alegria, a esperança, as lembranças de paisagens naturais e de momentos efusivos da infância. É uma oportunidade de trazermos à tona sempre os momentos felizes e bem-vividos”, destacou o maestro Guilherme Mannis.
Sobre os solistas
O sergipano Denisson Santos, solista de trompa, iniciou seus estudos no Conservatório de Música de Sergipe e na Banda Interescolar da Secretaria de Educação. Aprofundou seus conhecimentos na trompa com renomados professores e participou de diversos festivais de música. Atualmente, é segundo trompista na Orsse e trompista solista convidado na Orquestra Filarmônica de Alagoas.
O violinista recifense Bruno Mozart começou seus estudos musicais aos 12 anos no Conservatório Pernambucano de Música (CPM), onde se formou. Atuou por vários anos na Orquestra Sinfônica do Recife, sob a regência do maestro Marlos Nobre. Desde 2020, é integrante da Orquestra Sinfônica de Sergipe.
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Fonte: Agêncica Sergipe de Notícias