Editoral SE Notícias
É inegável que aposição em Sergipe tem mais presença nas Redes Sociais do que a dupla governista formada por Jackson Barreto e Belivaldo Chagas. Basta ver o que ocorreu nos últimos dias com o Largo da Gente Sergipana, uma obra histórica que vai ajudar a preservar a cultura popular e se transformará, sem dúvida, num novo ponto turístico para contemplação e fotografias. A oposição ocupou as Redes Sociais, principalmente os grupos de ZAP, desmoralizou a obra, transformou as estatuas em “bonecos” e insinuou que o preço está a cima do normal. Não vou entrar na questão do preço. Não sei calcular quanto custa uma obra de arte. Ponto para a oposição. Também no Zap Zap, a oposição faz análise política, diz quem vai ficar com quem e dá aula de gestão. Aliás, sobre aula de como governar, tem um ex-gestor que esteve na ativa até 2016 que ensina como o estado deve ser gerenciado, mas acabou de sair de uma administração avaliada por ele mesmo, pasmem, como desastrosa em que secretários só queriam “roubar”. Um detalhe: Isso está gravado. Mesmo assim, não vejo ninguém o confrontando. Ponto para a oposição. Este território é onde os opositores são mais fortes. Quase um W x O.
Outro grupo de opositores, prefere o twitter. Uma Rede Social um pouco mais elitizada como a própria dupla formada pelo pai e pelo filho. De lá, eles mandam recados, as vezes cifrados e muitas vezes diretos, fazem críticas ao governo e a própria oposição. É isso mesmo, caro leitor. Existe mais de uma oposição. Tem a de pai para filho, a oposição oposição, e a que corre por fora. É confuso, mas é isso aí. No twitter também ponto para a oposição.
No facebook, nem se fala. Basta o governo postar uma ação, uma obra, qualquer coisa positiva, que vem um exército virtual falar de salários dos servidores, principalmente aposentados. É bom registrar que no face também tem um famoso líder que toma pau que dá pena. Os comentários que seguem as suas postagens são de adjetivos e afirmações impublicáveis aqui neste espaço. Que tal um empate técnico, mas com leve vantagem para o governo que parece que está com seu principal problema perto de ser resolvido. Fui informado por uma fonte confiável, que a questão dos salários dos servidores, está com os dias contados. Os problemas do líder não. A tendência é piorar.
Gostaria de chamar atenção que a discussão política nas Redes Sociais , só vale neste momento para uma pequena parte da população que tem interesse direto nas eleições , com lado definido. Em sua maioria são militantes que tentam influenciar no próprio Meio. Qualquer pesquisa de opinião sobre o pleito eleitoral de 2018 feita atualmente mostra que 60, 70 % da população não tem candidato, ou simplesmente não quer votar. Ou seja, o povo precisa ser conquistado. A oposição mais uma vez mente para si mesma e gasta energia à toa. Na real, o buraco é mais embaixo.
Então que tal falarmos um pouco do mundo real? Neste final de semana, o governador Jackson Barreto e o vice Belivaldo Chagas visitaram no sábado obras em Aracaju, nos bairros Industrial, Porto D’antas e Orlando Dantas, autorizaram obras nos perímetros irrigados da Ribeira e Jacarecica em Itabaiana, ainda no sábado participaram de um ato político também na cidade serrana que reuniu além de lideranças de todo o estado, muita gente. E no domingo, inauguraram o monumento em homenagem a Deda no Parque da Sementeira, na capital. Ao invés de usarem tabletes, smartphones e celulares, gastaram solas de sapatos. Há algum tempo isso vem acontecendo. Belivaldo nas ruas, oposição nas Redes. Quem não lembra do carnaval.
O que vi em Itabaiana, foi um Belivaldo feliz, abraçando o povo e pouco preocupado com o mundo virtual. No contato direto com a população, ponto para o governo. Ao longo da semana e de todo mês de março e início de abril, serão inauguradas várias obras. É claro que a oposição estará a postos com tablets e similares nas mãos para falar mal de todas elas. Cuidado para não serem desmentido pela realidade. Acho as Redes Sociais de suma importância, mas é preciso ter muito cuidado para não deixar a impressão que o único lugar que a oposição em Sergipe está presente, é lá. No famoso mundo virtual. É aí que mora o perigo: Fica a dica.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
por Orácio Oliveira, SE Notícias