A medida de prevenção quanto a não lotação de supermercados neste período de distanciamento social não está sendo seguida pela população Aracajuana. O relato de uma operadora de caixa de um supermercado a redação do Portal SE Notícias chama atenção de que muitas pessoas não estão levando a sério a covid-19 em nosso Estado. “As pessoas estão superlotando os supermercados, fazendo compras absurdas e aglomerando o ambiente”, diz preocupada.
Segundo o decreto do Governo Estadual, o funcionamento de redes de supermercados é permitido desde que não haja aglomeração. “As pessoas precisam ter consciência de que basta um familiar ir ao supermercado e realizar a compra para abastecimento”, ressalta a servidora.
A operadora de caixa ainda apela para que as autoridades tomem providências quanto as condições de trabalho durante esta fase. Segundo ela, o contato com os clientes é constante, na grande maioria idosos, e que o estabelecimento comercial tem disponibilizado apenas o álcool em gel. “Passamos 7h a mais dentro do ambiente com pessoas circulando o tempo todo. Corremos o risco do contágio e de levarmos aos nossos familiares que estão em casa”, finaliza.
Casos como esses podem ser denunciados pelo telefone da Prefeitura de Aracaju (156), Polícia Militar (190) ou Polícia Civil (181). A PM continua realizado patrulhamento nas ruas da capital para verificar o número de pessoas que estão descumprindo o decreto governamental 40.563/2020, e até o ultimo dia 24, o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) registrou 3.449 ocorrências e 1.349 pessoas que deverão responder na Justiça por descumprir o que determina o decreto de lei que manda fechar estabelecimentos comerciais, a exemplo de bares e restaurantes.
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Twitter e no Facebook
Por Yslla Vanessa/ Redação SE Notícias