A Marinha do Brasil começa nesta sexta-feira (21) a ‘Operação Verão 2018/2019’ em Sergipe. O objetivo é intensificar as ações de conscientização e fiscalização do tráfego aquaviário nas áreas de maior concentração de embarcações e banhistas, cujo movimento cresce com as férias e os feriados prolongados.
De acordo com informações da Diretoria de Portos e Costas, a principal causa dos acidentes em embarcações de esporte e recreio é a falha humana, o que por vezes pode resultar em consequências irreversíveis.
Dados da Superintendência de Segurança do Tráfego Aquaviário da DPC mostram que, nos últimos dois anos, o volume de acidentes envolvendo embarcações de esporte e recreio reduziu 12%, de 229 para 200 de 2018 em relação a 2017. Além disso, as lanchas e motos aquáticas são destaques nas estatísticas. Nos últimos verões elas representaram mais de 72% dos casos registrados com embarcações de esporte e recreio.
A Operação Verão 2018/2019 incluirá também ações de presença de agentes da CPSE em entidades náuticas, clubes, marinas e colônias de pescadores, para realização de palestras educativas e dicas sobre as principais normas de segurança da navegação.
Travessia Segura
Outra ação que ocorrerá dentro da Operação Verão 2018/2019 será a campanha ‘Travessia Segura’, no mês de janeiro, em todo o país, com foco especial nas embarcações de transporte de passageiros e de turismo náutico, que tem seu fluxo intensificado durante o período de férias nas regiões litorâneas e nos balneários.
As ações de fiscalização envolvem os seguintes aspectos: habilitação dos condutores, documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e boias), extintores de incêndio, luzes de navegação, a lotação e o estado da embarcação. Além disso, serão utilizados etilômetros, tendo em vista que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores.
Por G1 SE