Marina Fontenele, do G1 SE
Cerca de 20 academias de Aracaju devem ser fiscalizadas nesta terça-feira (18), primeiro dia da ‘Operação Serigy’ que vai analisar os cerca de 500 estabelecimentos desse tipo que existem em Sergipe. Somente nesta manhã, uma academia localizada no bairro Coroa do Meio e outra no Santa Maria foram fechadas por falta de condições de funcionamento. Outra foi interditada, também no Santa Maria, por problemas em contratos de estágio e dois casos de exercício ilegal da profissão.
O objetivo é verificar se os instrutores são educadores físicos qualificados, se a documentação do empreendimento está regular, além analisar a situação física da estrutura, equipamentos e as condições de higiene.
“Essa operação visa defender a sociedade da orientação incorreta por profissionais não qualificados, além de se preocupar com instalações precárias. Porque a boa orientação faz a diferença”, afirma Gilson Dórea, presidente do Conselho Estadual de Educação Física (CREF).
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
As Vigilâncias Sanitárias Municipal e Estadual, o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), a Guarda Municipal e as Polícias Civil e Militar também participam da operação conjunta.
“Vamos fiscalizar todas as 173 academias de Aracaju e as demais localizadas no interior. É a primeira vez que esse trabalho é feito com tamanha abrangência, mas nós temos consciência que isso é de extrema importância para a melhoria do serviço oferecido para a população. Afinal, prática de exercício físico é saúde”, destaca Dórea.