Nesta quarta-feira (28), 31 pessoas foram presas durante a Operação Rio das Cobras, que cumpriu mandados judiciais nos municípios de Belém, Santa Izabel do Pará, Moju e Abaetetuba. Os envolvidos são suspeitos de crimes, como tráfico de drogas, roubos e homicídios.
Entre os presos está o vereador Walber Pacheco Silva, o Dadá, acusado de tráfico de drogas, e o agente prisional Benedito Carlos Nunes Monteiro, acusado de facilitar a saída ilegal de presos do semi-aberto da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel do Pará para cometer roubos em Moju.
A operação das Polícias Civil e Militar contou com 200 policiais divididos em 45 equipes e com apoio de 50 viaturas. Sob coordenação do delegado-geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino, a ação policial teve 35 alvos nos quatro municípios, a maior em Moju (base da operação), no nordeste do estado.
Saída para roubar
Rosivan Carvalho da Silva, presidiário da Colônia Agrícola, que foi preso em Abaetetuba e que era um dos detentos que tinham a saída facilitada pelo agente prisional, também foi detido. Com ele, foi apreendida uma pistola ponto40 de uso restrito da polícia com numeração raspada e com munição de mesmo calibre.
Ao todo, foram decretados 66 mandados , sendo 30 de prisão preventiva, um de prisão temporária, além de 35 mandados de busca e apreensão.
Operação
O delegado-geral Rilmar Firmino explica que a operação “Rio das Cobras” é resultado de quatro meses de investigações. Durante esse período, foram apuradas informações sobre pessoas envolvidas em crimes de tráfico de drogas, roubos e homicídios no município, identificando a conexão entre os crimes e os autores. Assim, a partir dos levantamentos, foi requisitada à Justiça a prisão dos envolvidos.
Em Moju, todos os presos foram inicialmente levados para a Unidade Integrada Pro Paz (UIPP), de onde foram conduzidos para o IESP. Em Marituba, os presos foram identificados, interrogados e passaram por exames periciais de corpo de delito, para em seguida, serem transferidos para Unidades do Sistema Penitenciário. Para o delegado-geral, com essa operação, os índices de criminalidade na região devem diminuir bastante.
A operação policial contou com atuação de policiais civis do Núcleo de Inteligência Policial (NIP); de Divisões Especializadas da capital; de Seccionais e Delegacias de Belém, e de Unidades Policiais de municípios do interior.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por G1 PA, Belém