Equipes da Coordenadoria da Polícia Civil no Interior (Copci) deflagraram desde a noite desta terça-feira, dia 5, uma operação para prender quatro pessoas envolvidas com furto de gado no interior do Estado. Foram presos Geraldo Gomes Rosa Santos, 36 anos; José Alcides dos Santos, 43; José Armindo dos Santos, 28; Tiago Santos Nascimento, 31; e Gladston dos Santos, 31. Lucas Xavier Gomes Menezes, 18, acabou fugindo do cerco policial.
O delegado Everton Santos, coordenador das Delegacias do Interior, detalhaou a ação policial na manhã desta quarta-feira, dia 6. Todos, segundo ele, são do mesmo grupo criminoso que entrou em confronto com a polícia em Malhada dos Bois, na Cruz da Donzela, no dia 30 de janeiro deste ano. Geraldo e José Alcides foram presos em Aracaju, enquanto José Armindo e Tiago Santos foram presos pela polícia na cidade de Propriá, norte do Estado.
José Alcides era proprietário de uma Mercearia, no Pau Ferro, lugar que servia para que o grupo criminoso se reunisse e definisse estratégias para matar os animais, cortar a carne e transportar as partes do gado.
Armindo é o principal ‘apontador’ da quadrilha. Era ele que fazia levantamento, observava o melhor local para parar o carro e ainda cortar as cercas. A polícia apreendeu ainda um veículo Focus, um Fiat Uno, uma arma de fogo e uma motocicleta. Lucas Xavier continua foragido.
Operação – Na primeira ação da polícia contra a quadrilha, no dia 30 de novembro, três homens acabaram morrendo no momento da abordagem policial. Faleceram no confronto com a polícia João Guimarães, 49 anos, mais conhecido como Dundinha; e Edmundo Ferreira Filho, 30, o Cabeção; e João Bosco Santos, 42.
Uma força-tarefa da Secretaria de Segurança Pública (SSP) foi implantada em 30 de outubro do ano passado para combater o roubo de gado na região de Cedro de São João e Malhada dos Bois. A informação é que os suspeitos foram interceptados na madrugada do dia 30, após matarem várias reses de uma fazenda, recebendo a polícia a tiros.
SSP/SE