Na manhã desta sexta-feira (13/12), foi deflagrada uma operação de combate à exploração sexual e o armazenamento de imagens de abuso sexual infantil em Sergipe. A operação cumpre 5 mandados de busca e apreensão em Aracaju e Nossa Senhora do Socorro. As investigações tiveram início de forma integrada entre a Polícia Federal e a Polícia Civil, por intermédio da Divisão de Inteligência (Dipol).
As investigações apontam que os suspeitos teriam armazenado milhares de arquivos de abuso sexual de crianças e adolescentes em suas contas.
Participam da operação equipes da Polícia Federal, do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), Dipol, DAGV de Aracaju, DAGV de Nossa Senhora do Socorro e Polícia Científica.
Se confirmados os indícios, os investigados poderão responder pelo crime de armazenamento de arquivos de abuso sexual infantil, conforme o artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90).
A operação denominada “Apaísios” faz referência à palavra grega que significa “sinistro” ou “maldoso”. A escolha desse nome busca simbolizar a natureza abominável do crime de pornografia infantil e a necessidade de afastar os criminosos da sociedade. A palavra “apaísios” também evoca a ideia de exílio, representando o desejo de banir esses indivíduos de um mundo onde crianças são protegidas e valorizadas.
A luta contra o abuso sexual infantil na internet é um compromisso contínuo das forças policiais e a combinação de esforços públicos é fundamental para garantir um ambiente digital mais seguro para as crianças e adolescentes.
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Comunicação Social da Polícia Federal em Sergipe