O Grupamento Especial Tático de Motos (Getam) da Polícia Militar de Sergipe completou, esta semana, três anos de fundação e, por coincidência, recebeu do Governo do Estado, na última ter-feira (05), 35 novas motocicletas. Como forma de retribuir à sociedade o apoio e os investimentos recebidos, o Getam desencadeou, na última sexta-feira, 08, a operação denominada “Cavalo de Tróia”, com o emprego de seus 65 integrantes. Todos os policiais foram voluntários e se disponibilizaram, na folga, a tirar um serviço extra em prol da sociedade.
A operação teve a presença do comandante do Getam, o capitão Jorge Cirilo, a autorização e participação do comandante geral da PMSE, o coronel Maurício da Cunha Iunes. Antes do início das atividades, a autoridade maior da Corporação militar reuniu a tropa no pátio do Quartel do Comando Geral da PM e fez questão de parabenizá-la por sua atuação na prevenção à criminalidade e repressão às condutas criminosas na área da Grande Aracaju e no interior sergipano.
“Como resultado dessa operação, tivemos a prisão de um suspeito com uma motoneta roubada na avenida Maranhão, no bairro 18 do Forte, e outra no Santos Dumont. Foram duas motonetas da marca Shineray, modelo Phoenix, que estavam em posse de menores de idade”, discorreu capitão Jorge. Além disso, o Getam confeccionou cerca de 70 autos de infração de trânsito e recolheu ao pátio do Detran 11 motocicletas e um carro de passeio, somente na capital.
O foco da operação, porém, foi a repressão ao tráfico de drogas e a retirada armas de fogo de circulação. “O objetivo foi alcançado neste dia, com a prisão do João Paulo, de 24 anos, com 41 cápsulas contendo cocaína, dois telefones celulares e a quantia de R$ 45,00”, comemorou o comandante do Getam. João Paulo, também conhecido como ‘Grampão’, é um dos principais traficantes de drogas do bairro São Conrado e foi detido na avenida Heraclito Rollemberg, na rótula que dá acesso ao conjunto Orlando Dantas.
Outra apreensão de drogas ocorreu na rua são João Batista, no conjunto Castelo Branco, quando a equipe Escorpião 05, do Getam, prendeu Robertson, vulgo ‘Pizzão’. Com ele, foram encontradas 41 trouxinhas de maconha, um cachimbo usado para fumar crack, dois canudos para cocaína e um revólver calibre 38, da marca Taurus, com seis munições de mesmo calibre.
O Getam ainda apreendeu pouco mais 500g de maconha, uma balança de precisão e 20 papelotes da droga prontos para a venda, no bairro Santos Dumont. O material ilícito estava em poder de Julio Cesar, de 26 anos, que tinha, em seu desfavor, um mandado de prisão em aberto pela prática de um homicídio.
Durante a operação, foram apreendidos também um facão e uma faca que estavam em posse de um cidadão suspeito de ser vigia de boca de fumo. Com o acusado, a PM encontrou um rádio transmissor supostamente usado na comunicação entre os traficantes.
É importante destacar que a operação ‘Cavalo de Troia’ teve o apoio de uma equipe do Comando Geral da PM, comanda pelo próprio coronel Iunes, e outra do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), comandada pelo tenente-coronel Jackson Nascimento.