Oito adolescentes infratores conseguiram fugir da Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Usip) por volta do meio-dia deste sábado (7). Esta é a segunda fuga realizada nesta semana, a anterior aconteceu na terça-feira (3) quando seis jovens infratores conseguiram abrir buracos e pular os muros da estrutura que fica localizada na Avenida Tancredo Neves, no bairro Jabutiana em Aracaju.
Segundo Maria Angélica Batista, diretora de operações da Fundação Renascer, que administra a unidade, as fugas tem sido constantes porque o efetivo de agentes socioeducativos é considerado baixo.
“Temos cinco agentes por plantão para cuidar da segurança dos funcionários, dos visitantes e dos 32 jovens que estão no local cumprindo medidas socioeducativas. É muito pouco principalmente para esta época do ano onde os garotos ficam agitados para fugir e curtir o carnaval. Estamos buscando uma solução junto ao Governo do Estado e espero que esse problema se resolva logo”, desabafa.
Para a gestora também é importante um envolvimento da sociedade na recuperação dos jovens infratores. “As famílias deveriam participar mais porque muitas nem se preocupam com os adolescentes, também é necessário o envolvimento do Estado e da Justiça”, finaliza.
Informações do Portal G1 Sergipe.