Após aproximadamente dois meses de instruções teóricas e práticas, o 1° Tenente Irlan Calaça da Polícia Militar de Sergipe concluiu, com êxito, nesta terça-feira, 10, o I Curso de Técnico Explosivista Policial, promovido pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar do estado da Bahia.
O militar sergipano é o primeiro técnico explosivista policial do Estado de Sergipe e ficará responsável pelas atividades do Esquadrão Antibombas do Comando de Operações Especiais (COE) da PMSE.
Durante o curso, o oficial passou por diversas instruções na polícia baiana, bem como no estado de Goiás, participando de atividades ministradas por instrutores de Brasília, Paraná e São Paulo. Realizou estágio na Companhia de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro, tendo concluído com o aproveitamento necessário para a conquista do brevê de Técnico Explosivista.
Com a conclusão do curso, o oficial torna-se apto a operar em ocorrências que envolvam ameaça, localização e destruição/desativação de substâncias e artefatos explosivos oriundos de ação criminosa ou terrorista. Vale ressaltar que a capacitação contínua da tropa reflete na atualização do conhecimento e técnicas policiais e, consequentemente, na prestação de um serviço cada vez mais qualificado para a sociedade sergipana, tanto no cotidiano quanto em situações de alta complexidade.
Ascom/PM/SE