As obras para reconstrução da cratera que se formou no km-94 da BR-101, em São Cristóvão, irão começar até o dia 8 de setembro. Pelo menos é o que garante o novo presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Ismael Silva, que tomou posse no órgão há dez dias. A estimativa é que as condições do tráfego melhorem daqui a 150 dias.
Em coletiva de imprensa, realizada na manhã desta sexta-feira (21), o presidente informou que a obra será realizada em três etapas. Inicialmente, será realizada a estabilização do que restou com o desabamento, posteriormente irão duplicar o acostamento, e por último, a concretização da reconstrução do trecho danificado da via.
A cratera está aberta há mais de um ano, e segundo estudos, a situação é de risco. Na coletiva, foi colocado que a pista cedeu por um erro no projeto de construção da duplicação da BR.
Ismael Silva também informou que existem alguns fatores que dificultam o andamento da obra. Um deles, é que as empresas responsáveis pela construção alegam que a lucratividade é mínima tendo como parâmetro a complexidade da obra.
Na ocasião, o presidente do Dnit ainda assinou um memorando que caracteriza a obra como emergencial. O documento relata que existe situação eminente de risco, em que vem causando prejuízos e comprometendo a segurança das pessoas, bem como adoção de dispensa de licitação para execução das obras correspondentes.
Além da situação do KM-94, Ismael Silva, afirmou que irá vistoriar as situações das pontes de Sergipe e das BRs, pois não tem como o Estado ter a menor malha viária do país e estar como um dos piores neste quesito. Ismael declarou que apesar da crise tentará dar celeridade aos trechos com obras atrasadas. Ele também destacou a duplicação do trecho entre os município s de Estância e Cristinápolis.
Com informações do A8SE.COM