A Prefeita de São Cristóvão, Rivanda Batalha (PSB), juntamente com seu marido, o secretário municipal de Assuntos Parlamentares, Armando Batalha, determinou nesta terça-feira (23) a Secretaria de Obras o embargo da obra de reconstrução do Hospital e Maternidade Senhor dos Passos na sede do município.
A obra que esta em fase de conclusão e que é um sonho dos moradores da cidade, vem sendo objeto de disputa política por parte do grupo do ex-prefeito Armando Batalha. Tudo isso porque o hospital é administrado por uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, composta por uma Diretoria que presta serviços voluntários, há cerca de 65 anos, e não se submete as vontades políticas de nenhum grupo.
De acordo com o vice-presidente do hospital, advogado João Garcez, “desde que a prefeita Rivanda Batalha assumiu o comando do município que o convênio da prefeitura com o hospital não foi renovado, numa tentativa de fazer com que a instituição passe por dificuldades financeiras e seja repassada para o comando deste casal de políticos”.
Vale ressaltar que parte da estrutura física do hospital já foi ocupada, e desde a segunda-feira (22) a unidade de saúde já está devidamente instalada.
“Não entendo como uma prefeita que se diz aliada do governador Marcelo Déda, tenta prejudicar uma obra do próprio governo do estado”, diz João Garcez.
Os diretores do hospital vão procurar o Ministério Público do Estado para denunciar a explicita perseguição política.
Falta apenas a conclusão da pavimentação
Faltam apenas a conclusão da pavimentação externa e estacionamento, o muro do terreno e iluminação externa. Desde o 2º semestre do ano passado, a gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES) retomou a obra e os trabalhos. Desde então, as obras seguiram em ritmo acelerado.
Estrutura
Após a conclusão da reforma, a estrutura do novo Hospital Nosso Senhor dos Passos terá capacidade para duas salas de cirurgia com 13 leitos de recuperação pós-anestésicos, além de uma sala cirúrgica de parto normal com dois leitos pré-parto e quatro pós-parto, e três leitos de apoio ao recém-nascido. Na ala da enfermaria, serão 22 leitos adultos, 10 infantis e um leito de isolamento, enquanto o setor de emergência terá um leito de estabilização e dois de observação.
Fundado em 1948
O Hospital e Maternidade Nosso Senhor dos Passos foi fundado em 1948 pelos Padres Franciscanos, portanto está com 64 anos, nesse período só ocorreu um reforma que foi em 1972 promovida pelo presidente do Hospital à época Frei Lino, e ai já se vão 40 longos anos.
Da Ascom, com informações adicionais da Fundação Hospitalar