Um dos principais desafios dos pais e responsáveis por crianças em idade escolar é o que colocar na lancheira da escola. Como manter uma rotina de lanche saudável para a criança? O que mandar na lancheira? Essas são dúvidas são algumas dúvidas comuns, compartilhadas muitas vezes nas redes sociais e em aplicativos de conversa. Para que o desenvolvimento ocorra de forma adequada e equilibrada, é fundamental garantir uma alimentação saudável para as crianças e os lanches da escola fazem parte disso.
Nesse sentido, os responsáveis devem se preocupar em proporcionar uma alimentação equilibrada e diversificada, investindo em alimentos in natura ou caseiros e evitando os produtos industrializados. Afinal, é na infância que os hábitos alimentares são formados.
A nutricionista da Emagrecentro Aracaju, Flávia Monte, explica que os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis. Para ela, a chave para um lanche saudável está no equilíbrio entre macronutrientes (proteínas, carboidratos e lipídeos) e os micronutrientes (vitaminas e minerais).
“A lancheira deve conter água ou sucos naturais, evitando refrigerantes e sucos industrializados. As frutas, de preferência, devem ser picadas ou em formatos lúdicos para estimular o consumo. O ideal são carboidratos limpos como pães integrais, cookies caseiros, bolos naturais e biscoitos de polvilho. De proteína, queijos, iogurtes e ovos são uma ótima escolha. O docinho pode vir de forma equilibrada, como o chocolate 70% cacau e guloseimas caseiras, sem excesso de açúcar”, orienta.
Ainda segundo Flávia Monte, cada fase da infância requer um tipo diferente de alimentação, mas um erro comum é a presença excessiva de ultraprocessados, que, apesar de práticos, podem impactar negativamente o crescimento e a saúde infantil.
“O planejamento alimentar deve ser adaptado à rotina da família e ao perfil da criança. Os procedimentos nutricionais envolvem avaliar a composição corporal, entender o histórico alimentar e, a partir disso, criar um plano individualizado. Também é fundamental o acompanhamento regular para ajustar o cardápio, pois conforme a criança cresce, as suas necessidades mudam”, destacou a nutricionista da Emagrecentro Aracaju.
*Emagrekids*
Para os responsáveis por crianças que precisam melhorar a alimentação e estão acima do peso, a Emagrecentro conta com um programa personalizado de emagrecimento saudável para crianças de 8 a 15 anos com acompanhamento nutricional semanal, controle de evolução, o Emagrekids.
O programa, com foco em saúde, bem-estar e qualidade de vida para as crianças, tem como objetivo ajudar as crianças a desenvolverem hábitos saudáveis em relação à alimentação e atividade física. O Emagrakids é um método seguro e personalizado para os pequenos e conta com o acompanhamento profissional para cada fase.
Sobre a Emagrecentro
A Emagrecentro é uma empresa pioneira no mercado brasileiro que investe em pesquisa, inovação e tecnologia, guiando-se sempre pelos pilares da ciência e da ética, para oferecer excelência em seus serviços, produtos e tratamentos de estética, saúde e bem-estar.
Em Aracaju, a franquia está localizada na Avenida Barão de Maruim, 639, bairro São José. Há 12 anos, a Emagrecentro Aracaju ajuda diversas pessoas na mudança do estilo de vida, recuperação da autoestima e manutenção do autocuidado.
Durante o período da infância, o metabolismo da criança está a todo o vapor, já que ela está crescendo e possui alta demanda energética e nutricional. Por isso Nas redes sociais, nos últimos anos, as lancheiras infantis se tornaram um tema recorrente nas redes sociais, com mães compartilhando suas ideias e experiências no TikTok e Instagram. No entanto, a preocupação com a qualidade nutricional desses lanches tem crescido, especialmente diante da popularização de produtos industrializados e ultraprocessados.
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Da Assessoria de Imprensa