Mais um dia de tensão na Unidade Socioeducativa de Internação Provisória nesta sexta-feira 25. Duas alas e uma parede ficaram destruídas. Desde a manhã da última quinta-feira 24, já foram registrados vários focos de rebelião que deixaram rastros de destruição na USIP e no CENAM – Centro de Atendimento ao Menor. Com a fuga desta sexta-feira, chega a 30 o número de internos que escaparam nas últimas vinte e quatro horas. A informação da Fundação Renascer, é que somente um interno conseguiu escapar nessa última tentativa.
Siga o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Munidos de chuços, arma perfurante feita artesanalmente, eles bateram nas grades e tentaram render agentes socioeducativos que estavam de plantão em uma das tentativas de fuga. O Batalhão de Choque acompanhou toda a ação dos internos que estavam com os ânimos bem exaltados, eles denunciam maus-tratos por parte dos agentes socioeducativos.
De acordo com o coordenador de segurança da Fundação, tenente Alzot Trindade um Boletim de Ocorrência foi registrado contra os agentes, que teriam se negado a prestar socorro aos menores doentes. Ele classificou o ato como desumano. “Eu estou reunindo todas as provas que posso. Neste caso especificamente até registrei um BO. Negar socorro a um menor só porque o quadro, em sua avaliação, não é grave é desumano. Eu tenho vídeos que comprovam a situação e estou reunindo tudo”, garantiu.
Relatório
Um relatório está sendo elaborado pela polícia, o qual será listado os problemas existentes naquela unidade. O Relatório será entregue ao Governo do Estado juntamente com a presidência da Fundação Renascer. O documento deve ficar pronto na próxima semana.
Com informações do Portal Infonet