por Gilson Sousa, do Jornal do Dia
Pesquisa de opinião realizada no estado de Sergipe pelo instituto Brasil Data Pesquisa, Consultoria e Serviços Ltda EPP aponta a vantagem do candidato a governador Jackson Barreto (PMDB) na intenção de votos do eleitorado local. A coleta de dados foi realizada entre os dias 3 e 5 de setembro de 2014 e a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, com grau de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada junto ao TRE-SE sob número de protocolo SE-00020/2014.
De acordo com o Brasil Data, se a eleição para governador em Sergipe fosse realizada no período citado, o candidato Jackson Barreto teria 41,5% dos votos na pesquisa estimulada. O candidato Eduardo Amorim (PSC) teria 34,6% dos votos, sendo que 14,7% dos eleitores entrevistados Não Responderam à questão espontânea. A candidata Sônia Meire (PSOL) obteve 2,0% das intenções de voto; Betinho (PTN), 0,9%; e Airton da CGTB (PPL), 0,3%. Brancos/Nulos seriam 6,0%.
Espontânea – Na pesquisa espontânea para o cargo de governador de Sergipe, envolvendo os nomes dos cinco candidatos, o instituto Brasil Data também confirmou a dianteira de Jackson Barreto nas intenções de votos. Se a eleição fosse realizada no período citado, Jackson teria 37,8% dos votos. O principal concorrente, Eduardo Amorim, ficaria com 31,9% dos votos. Na espontânea, a candidata Sônia Meire teria 1,8% dos votos; Betinho ficaria com 0,5%; e Airton da CGTB com 0,3%. Não Responderam à questão 22,2% dos eleitores entrevistados. Brancos/Nulos seriam 5,5%.
A pesquisa abordou eleitores nas regiões do Baixo São Francisco, Agreste Central, Grande Aracaju, Sul e Centro-sul, com um total de 1000 pessoas ouvidas nos principais colégios eleitorais. Entre eles, Aracaju, Lagarto, Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana, Estância, São Cristóvão, Nossa Senhora da Glória, Canindé do São Francisco, Boquim Japaratuba, Pirambu, Barra dos Coqueiros, Areia Branca, Feira Nova e Maruim. Quanto ao perfil dos entrevistados, 51,9% foram do sexo feminino e 48,1% do sexo masculino.
Senado – Na disputa por uma vaga no Senado, a pesquisa estimulada feita pelo instituto Brasil Data obteve os seguintes resultados: a candidata à reeleição Maria do Carmo (DEM) tem 39,4% das intenções de votos. O candidato Rogério Carvalho (PT) aparece com 26,3% dos votos. Esse resultado mostra uma significante redução da distância entre os dois principais candidatos ao cargo, já que no começo da campanha a diferença chegava a ser de 40 pontos percentuais.
Nesse mesmo item da pesquisa Brasil Data, 23,2% dos entrevistados Não Responderam à questão sobre a preferência para o Senado. Os votos Branco/Nulo somariam 7,7%. Os demais candidatos obtiveram os seguintes resultados: Professor Marques (PCB) ficou com 1,8% das intenções de votos; Leandro (PSTU) com 0,9%; e Bila (PPL) com 0,7% dos votos.
Ainda em relação à vaga no Senado, a pesquisa espontânea do Brasil Data apurou que a candidata Maria do Carmo obteve 35,9% das intenções de votos. Já o candidato petista Rogério Carvalho aparece com 22,0% dos votos. Nessa pesquisa, é importante destacar que 31,7% dos entrevistados não responderam à questão espontânea. O candidato Professor Marques (PCB) ficou com 1,1% dos votos; Leandro (PSTU) com 0,7%; e Bila (PPL) com 0,5%.Votos Brancos/Nulos seriam 8,1%.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook